PMMA comemora 20 anos da 1ª turma de Oficiais


Por em 2 de maio de 2013



 

Aconteceu, na última terça-feira (30), uma importante solenidade no auditório Cel. Bazola, do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), com o objetivo de comemorar os 20 anos de ingresso da primeira turma de Oficiais formada na Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD).

O evento foi presidido pelo Cel. QOPM, Evanildo Soares da Silva, Comandante do Policiamento do Interior, representando o Comandante Geral da PMMA. Ainda fizeram parte da mesa de autoridades a Desembargadora Nelma Sarney, ex-professora; o Cel. R/R Delary Pires Cantanhede, primeiro comandante da APMGD; o Cel. QOPM Carlos Augusto Castro Lopes, Corregedor da PMMA; o Professor José Antônio Ribeiro de Carvalho, Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Uema, representando todos os professores daquela instituição; o Ten. Cel. QOPM, José Ribamar Pereira da Silva Filho, Chefe da 5ª Seção do Estado Maior da PM; o Ten. Cel. Juarez Ubirajara, Corregedor Adjunto da PM; e o Ten. Cel. QOPM Raimundo Jesus Silva, atual Comandante da APMGD. Compareceu para prestigiar o evento o Ten. Cel. QOPM, Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis; o Ten. Cel. QOPM, Marco Antônio Alves da Silva, primeiro Comandante de Pelotão; o Ten. Cel. QOPM, Antônio José Pinto; e a Major QOPM, Edilene Soares Silva; além de instrutores da turma pioneira.

Durante a abertura, houve a celebração de um momento religioso, no qual os Capelães da PM falaram da importância da formação acadêmica. Na oportunidade, os pioneiros discursaram sobre suas experiências e se emocionaram ao relembrar os momentos vividos na carreira de oficial da PM e do CBM.

A primeira turma teve início no dia 8 de março de 1993. Naquela época, havia sido celebrado um Convênio entre a PMMA e Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o objetivo de formar os Oficiais da PM que passariam a receber o titulo de Bacharel em Segurança Pública. Ao longo destes anos, 15 turmas foram formadas e 04 que estão em processo de formação acadêmica. Ao longo dos anos foram graduados mais de 350 oficiais do Maranhão e de outras Unidades da Federação como Acre, Ceará, Piaui e Sergipe.

A primeira turma foi composta por 41 cadetes, oriundos do processo seletivo PASES/1993 da UEMA/PMMA. Em 1994, com o desmembramento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, a turma pioneira, denominada turma Professora Doutora Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa, foi reduzida a 29 cadetes, os quais foram declarados Aspirantes a Oficiais, no dia 22 de dezembro de 1995.

Os componentes da mesa falaram sobre a necessidade que havia na época, na criação da APMGD, bem como da qualidade dos serviços prestados à sociedade ao longo do tempo, pelos oficiais formados dentro da realidade maranhense. Após o pronunciamento das autoridades foi exibido um vídeo com as fotos do período de formação.

Com o passar dos anos, os Bacharéis em Segurança Pública ocuparam os mais diversos postos e funções de destaque e de Comando na PM, tanto na Capital quanto no interior do Estado.

 

 



Últimas Postagens