Programa Darcy Ribeiro realiza abertura do evento ?Ciência e Vida?

Por em 27 de maio de 2013

Com o tema “Educação, Integração e Interatividade”, o Programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na manhã dessa segunda-feira (27) a abertura do evento “Ciência e Vida”, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; da coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea de Azevedo; da secretária Adjunta de Ensino do Maranhão, Leuzinete Pereira, representando o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes; do presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos Ramos; dos pró-reitores, Maria Auxiliadora Cunha (Prog); Porfírio Guerra (PPG) e Vânia Lourdes Martins (Proexae); do vice-prefeito de Porto Franco, Fortunato Macedo Filho, representando o prefeito; a professora Nadja Cutrim, representando o reitor da Universidade Ceuma; a secretária de Educação de Pinheiro, Maria do Perpetuo Socorro; a coordenadora do Polo de Porto Franco, Maria Nazaré Lopes; o aluno do Polo de Porto Franco, Breno dos Santos e a secretária Municipal de Educação Marilene Queiroz de Almeida Miranda.

A coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea de Azevedo, em seu discurso de abertura, mencionou que esse evento é de todos que almejam o sucesso da educação no estado do Maranhão. “Estamos iniciando um dos maiores eventos de cunho científico do Maranhão, o Ciência e Vida 2013, que tem como objetivo oportunizar aos alunos um espaço de apresentação de seus trabalhos científicos, viabilizar que os acadêmicos tenham ciência da amplitude do Programa Darcy Ribeiro e interajam com os outros Polos, demonstrar a importância da pesquisa na produção científica e promover a integração de discentes, docentes, coordenadores de Polos e demais agentes atuantes do Programa.”

A secretaria Adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, destacou o notável trabalho que a Uema tem desenvolvido ao longo desses anos em relação ao processo de interiorização. “Parabenizo a coordenação do Darcy Ribeiro pela temática tão oportuna. A única forma de salvar as pessoas da pobreza extrema é a educação e o investimento em pesquisa, ciência e tecnologia.”

O reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, destacou a importância da troca de conhecimento que o Programa Darcy Ribeiro desenvolve nesse evento. “Que o exercício da convivência e a troca de conhecimento fortaleçam esse Programa e construa um futuro mais alvissareiro para o estado do Maranhão, para a educação e para toda a sociedade”, finalizou.

O evento está na sua terceira edição, tem caráter científico e objetiva proporcionar aos acadêmicos novos conhecimento e troca de experiências nas áreas das ciências, letras, história e educação, sob a ótica da troca interativa do conhecimento e promoção das práticas como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem.

O “Ciência e Vida” acontece até a próxima quarta-feira (29), com a realização de palestras gerais, palestras simultâneas, mesas redondas direcionadas por áreas, com profissionais de renome nacional e local, além de apresentações de trabalhos científicos dos acadêmicos. Devem participar cerca de 2500 pessoas, entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área da educação.