Reitor visita Polo do e-Tec no Maracanã

Por em 21 de maio de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) visitou, na manhã de ontem (20), o Polo da Rede e-Tec no Maracanã, que funciona na Escola Estadual Mário Martins Meireles.

A visita contou com a presença do reitor José Augusto Oliveira; do coordenador Geral do UemaNet ,Roberto Serra; do diretor Regional do Senai, Marco Antônio Silva; do coordenador do Maranhão Profissional, Fernando Lima; da coordenadora do e-Tec, Eliza Flora; do diretor da Alumar, Nilson Ferraz; da diretora do Cecen, Andréa de Araújo; representando a Seduc, Léia Correia; além de diretores de cursos e assessores da Uema.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações onde funciona o Polo, entregar equipamentos e fazer convergir esforços e interesses para o melhor funcionamento das aulas e implantação de cursos em outras áreas técnicas. Na escola Mário Martins Meireles são oferecidos, pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), cinco cursos técnicos, são eles: Serviços Públicos, Contabilidade, Planejamento e Gestão de T.I, Informática e Redes de Computadores.

Na oportunidade, o reitor José Augusto ressaltou que a união de esforços vai possibilitar o cumprimento de metas para o avanço da educação no Maranhão. Que essa ação faz parte da visão da Uema, de firmar parcerias para fortalecer projetos. De acordo com o professor, “o desejo é ter um estado desenvolvido com pessoas qualificadas. Olhando para o futuro”. Por isso, a Universidade está aberta para dialogar com empresas cujos interesses também são a educação e o progresso do Maranhão.

A Escola Mário Martins Meireles é uma instituição pública de Ensino Médio, construída e equipada pela empresa Alumar, com a qual constantemente mantêm parcerias. É também, uma das cinco escolas do estado em que foi implantado o projeto “Um Computador por Aluno” (UCA) – que faz parte de um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família. A instituição de ensino possui um valor muito grande na comunidade onde se situa e tem sido para muitos egressos um divisor de águas, fato que tende a se tornar cada vez mais proeminente, com a oferta de cursos técnicos pela Uema.

“A ideia é que tenhamos cursos que possam dar oportunidade de trabalho para esses jovens que estão iniciando a vida e conciliar essa profissão com um futuro melhor, em uma Universidade, que possa ajudar a mudar a vida deles. Então essa aproximação é muito importante”, afirmou o diretor da Alumar, Nilson Ferraz.

Sobre a  Rede e-Tec

A Uema, por meio do UemaNet, iniciou no ano pasado a oferta de 13 (treze) cursos técnicos de nível médio, resultantes de uma nova parceria com o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Esses cursos encontram-se inseridos no âmbito da Rede e-Tec Brasil e são ofertados na modalidade a distância, na forma subsequente, ou seja, para aquelas pessoas que já concluíram o Ensino Médio. A iniciativa da Uema com a promoção dos cursos técnicos traduz o seu compromisso com a formação de profissionais, gerando novas competências técnicas, em interação com uma base científica sólida, capaz de oportunizar trabalho, renda, e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado do Maranhão.