Começou hoje a VII Jornada de Química e a IX Semana de Ciências

Por em 18 de junho de 2013

Em clima de comemoração ao dia do Químico, 18 de junho, o Curso de Química Licenciatura realizou, na manhã de hoje, a abertura oficial da VII Jornada de Química e da IX Semana de Ciências, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

Estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Guerra, representando o reitor José Augusto; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; a diretora do Cecen, Andréa de Araújo; o chefe do Departamento de Química e Biologia, Gervásio Carneiro; o diretor do Curso de Ciências, Mamede Chaves;  a professora Maria Fernandes Porto, representando o  diretor do Curso de Química Licenciatura, Ítalo Prazeres da Silva.

Durante a solenidade de abertura os professores falaram calorosamente aos participantes sobre a importância da Química, enquanto profissão, pesquisa, pós-graduação e realização pessoal. Destacaram, também, a importância do evento para ampliar os horizontes dos estudantes.

Na oportunidade o professor Porfírio parabenizou e agradeceu a presença de todos e destacou: “nós estamos diante de alunos que estão começando a caminhar, que estão no ambiente da Química no que realmente gostam. Essa semana é muito importante, pois é um preambulo para a Semana de Iniciação Científica onde todos os trabalhos e pesquisas feitas com os professores, também podem se socializar com um grupo maior de estudantes de outras áreas. Cada núcleo que se apresenta para mostrar o que fez é muito importante porque mostra a evolução que está se fazendo dentro da pesquisa. É isso que mantem viva, de fato, a universidade”.

A professora Auxiliadora afirmou: “Eu já participei de várias organizações de eventos no curso de letras e sei o quanto é importante e enriquecedor a participação, os envolvimentos científicos dos nossos cursos. Com certeza o que estiverem aqui vivenciando este evento, não saíram da mesma forma que começaram, ganharam em conhecimento, em integração”.

Emocionada a professora Maria Fernandes ressaltou: “me sinto muito honrada porque esse dois cursos foram iniciados por mim aqui na universidade, é uma honra estar aqui com vocês e ver esses dois cursos crescerem e ter alegria de lutar por eles até o final, para que cada vez sejam melhores. Os eventos que se vem trabalhando são para unir não só vocês mais outras universidades.” Segundo a professora a união é chave para fazer uma universidade melhor, pois sem isso, não se consegue nada.

Desfeita a cerimônia de abertura, o professor Franscilê Neri de Sousa, da Universidade de Aveiro – Portugal, apresentou a palestra “Do Ensino Ativo a Aprendizagem Ativa: qual o papel na Educação em Química?", na qual discorreu sobre os elementos que compõem o ensino da disciplina, os problemas atuais e a estratégias para uma aprendizagem efetiva. A apresentação contou com uma grande plateia participativa.

Esse ano a VII Jornada de Química e a IX Semana de Ciências trazem o tema, “Resgatando a Formação do Professor de Química”. De acordo com a coordenação do evento, nesta nova edição serão desenvolvidas várias atividades, com ênfase na discussão sobre a formação do professor de Química, com a certeza de apresentar para a sociedade a importância da licenciatura na formação deste profissional. A programação segue até quinta-feira (20), com mais palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas.