Comitiva brasileira é recebida na Postech University

Por em 26 de junho de 2013

Nesta quarta-feira, dia 26, a comitiva brasileira formada por reitores, vice-reitores e representantes das Instituições de Ensino Superiores filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), visitou a Postech University.

A recepção à delegação brasileira foi feita pelo presidente da instituição, Yongmin Kim, plo vice-presidente de Planejamento e Relações Internacionais, Moo Hwan Kim, pelo vice-presidente de Admissão e Assuntos Estudantis, Sung H. Han e pelo responsável pelo gabinete de Relações Internacionais, SeungHee Ryu.

Em números, a Postech é a primeira do Ranking Mundial das universidades com menos de 50 anos de existência. A instituição possui pouco mais de 3.000 alunos, sendo que desse total, 40% são estrangeiros. No quadro de alunos internacionais, 11 alunos brasileiros estudam na Postech pelo Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal.

A universidade é uma das instituições privadas do país, sediada em Pohang, que se dedica à pesquisa e à educação em ciência e tecnologia. Em 1998, foi classificada pela Asiaweek como a melhor universidade da ciência e tecnologia da Ásia. Em 2011, The Times Higher Education classificou a universidade como a 53 ª melhor universidade do mundo, a sexta melhor na Ásia, e a melhor na Coréia do Sul. Em 2011, QS World University Rankings classificou como a 98º universidade global no mundo.

“Há um investimento muito grande do governo e das indústrias para apoio às pesquisas”, revela o presidente da Abruem, João Carlos Gomes. Anualmente, a Postech possui um orçamento de 300 milhões de dólares.

Em porcentagens, 70% das disciplinas da graduação e 100% da pós-graduações são ministradas em inglês. Professores altamente qualificados se dedicam 30% ao ensino, 60% à pesquisa e 10% à prestação de serviço.

“O president Kim destacou que a visita da Comitiva da Abruem a Postech com certeza vai impulsionar as relações acadêmicas das IES brasileiras com a Postech”, revelou o reitor João Carlos, após a visita.  No roteiro dentro da instituição foi possível conhecer o Pohang Accelarator Laboratory, que teve um investimento de 200 milhões de dólares da indústria, sendo hoje o mais equipado do mundo na área.

Após a visita, o presidente Yongmin Kim ofereceu um almoço com pratos típicos coreanos à Comitiva da Abruem.