Comitiva da Abruem conhece a realidade do ensino na HanyangUniversity


Por em 24 de junho de 2013



“Uma das melhores opções para os alunos brasileiros na Coréia do Sul, sem dúvida alguma é a HanyangUniversity", afirmou o presidente da Abruem, João Carlos Gomes, após a sexta visita da comitiva de reitores e representantes das instituições brasileiras, filiadas à Associação em território sul-coreano. No encontro, ocorrido nesta segunda-feira, dia 24, a delegação foi recebida pelo presidente da HanyangUniversity LIM, Duck-Ho.

A universidade é uma das instituições de pesquisa intensiva privada na Coréia do Sul. O campus principal está em Seul, e o segundo, ERICA campus (EducationResearchIndustry Cluster em Ansan), está localizado na cidade de Ansan. A palavra "Hanyang” deriva do antigo nome da capital "Seoul", usado durante a dinastia Chosun.

A instituição produziu inúmeros líderes e profissionais ao longo dos anos, em praticamente todas as áreas da sociedade. A faculdade de Engenharia da Universidade Hanyang tem uma reputação bem conhecida pela produção de numerosos especialistas que trabalharam com a espinha dorsal da industrialização e da modernização do país e é considerada como uma das mais prestigiadas universidades de engenharia na Coréia do Sul.

A universidade estabeleceu o primeiro instituto de engenharia do país (Instituto de Engenharia DongA), em 1939, que originou a instalação de fundação da Universidade Hanyang. Também estabeleceu a primeira Escola de Arquitetura e Engenharia civil na Coréia.

Com 2.938 professores, 38.500 alunos regulares e mais 4.780 alunos estrangeiros, a Hanyang foi considerada a melhor universidade coreana para receber alunos estrangeiros nos anos de 2011 e 2012. A instituição oferece, como todas as universidades coreanas, alojamento completo para os alunos estrangeiros. Atualmente, a HanyangUniversity possui 58 alunos brasileiros, que estão no país pelo Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal.

A universidade ainda possui um orçamento de 611 milhões de dólares por ano. “A instituição é muito forte na Área das Engenharias, mas com curso em praticamente todas as áreas. Está muito próxima do setor industrial, possibilitando que praticamente todos seus alunos coreanos e estrangeiros possam fazer um estágio em uma indústria”, ressaltou o professor João Carlos.

Durante a reunião, o PresidentDuck Ho Lim destacou o interesse em ampliar o intercâmbio acadêmico com as universidades brasileiras, propôs um convênio com a Abruem e, individualmente, com as instituições brasileiras presentes na comitiva da Associação.

 “Dois alunos brasileiros que estão estudando nesta universidade estiveram presentes na reunião e destacaram a qualidade da Hanyang e o apoio que recebem como alunos estrangeiros”, disse João Carlos.

Após as apresentações e discussões das formas de se ampliar o intercâmbio entre as universidades, o presidente da instituição e seu sttaf ofereceram um almoço de trabalho para os brasileiros. Além dessa atividade, foram visitados os laboratórios de ensino e pesquisa da universidade. "Vamos incentivar nossos alunos, principalmente das Engenharias e da Informática a se inscrevem no próximo edital do Ciências Sem Fronteiras para as universidades coreanas", finalizou o reitor João Carlos.

A comitiva formada por reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior brasileiras de diferentes regiões do país, ficam em território sul-coreano até o próximo dia 28 de junho. Ao todo, dez instituições da Coreia do Sul serão visitadas, além de encontros com representantes do setor de educação do país.



Últimas Postagens