Curso de Medicina Veterinária comemora 39 anos de existência

Por em 24 de junho de 2013

Professores, alunos e funcionários reuniram-se, na manhã dessa sexta-feira (21), para comemorarem os 39 anos do Curso de Medicina Veterinária.

A celebração, que aconteceu no prédio do referido curso, contou com a participação da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide, do diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo Chaves, do acadêmico Dglan Dourado, que na ocasião representou os discentes.

Também houve a participação do palestrante convidado, Henrique Guelber Barros, coordenador do “Programa Água para Todos” na superintendência da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, o qual apresentou aos estudantes a visão e ações realizadas pela Companhia, uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Fundado em 14 de junho de 1974, o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) contribui, com a sociedade maranhense, ao longo desses 39 anos, na formação de profissionais que, além de cuidarem da saúde, criação e manejo de animais, tratam, ainda, da qualidade dos alimentos de origem animal, atuando como promotores indispensáveis de saúde pública.

O professor Ricardo Chaves ressaltou a importância do evento, que celebra a história e as conquistas da graduação. “Hoje a escola de veterinária é uma escola com grande expressão no nordeste. À medida que tudo isso cresce, cresce também a responsabilidade de cada profissional que está aqui dentro, desde professores, funcionários e os alunos, os maiores beneficiados nesse processo, eles tendem a se tornarem profissionais de melhor qualidade, para atuarem no mercado de trabalho do Maranhão”, apontou.

Na oportunidade, a diretora do CCA, Francisca Neide, destacou: “Para mim, de maneira especial, que sou egressa desse curso, é um imenso prazer ver a evolução e o crescimento que tivemos apesar das dificuldades.Nós temos um corpo docente de quase 100% de doutores, o que tem aumentado bastante a nossa produção científica, em bolsas de iniciação científica, de extensão, de monitoria. Também nos convênios que temos com outras instituições, universidades, empresas privadas, parcerias que dão oportunidades para estágios”. A professora adiantou que já estão planejando os preparativos para comemoração dos 40 anos do curso, um marco para a graduação.

A estudante Bruna Carolina Pereira, do 2º período, diz que sonhava desde pequena em ser veterinária, e que agora que é graduanda percebe a amplitude da escolha que fez, e se diz satisfeita com a graduação.“Eu tenho orgulho de fazer parte desse meio, dessa história”, afirmou.