Estudantes de Arquitetura e Urbanismos da Uema participam de evento no Porto do Itaqui

Por em 10 de junho de 2013

Aconteceu entre os dias 6 a 9 de junho, em São Luís, o XV Projeto Mambembe: São Luís 2013, com a temática “O Gigante do Itaqui”. O Mambembe é um projeto organizado pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo de São Luis, representados pela Comissão Organizadora (ComOrg), composta por alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (Undb), apoiado e executado pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura (Fenea), entidade máxima representativa da classe, abrangendo mais de 80 mil estudantes em cerca de 305 instituições universitárias.

O objetivo do evento foi promover o diálogo entre os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo dos estados envolvidos (Maranhão, Piauí e Ceará), contribuindo com o reconhecimento e apropriação das características locais e, também, levantar questionamentos, ideias, discussões e visões do Porto do Itaqui e o contexto que ele está inserido.

Durante 4 dias, os estudantes ficaram isolados no espaço Mambembe, no Porto do Itaqui, e tiveram uma programação que contou com mesas redondas, visita guiada, ação urbana e atrações culturais.

O Porto do Itaqui

Junto com os terminais privados da Vale e Alumar, o Porto do Itaqui integra o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país, com 128,9 milhões de toneladas operadas em 2011, um acréscimo de 9,64% em relação ao ano anterior. O Itaqui é o principal indutor do desenvolvimento econômico e social do Maranhão, que tem investimentos de mais de R$ 100 bilhões previsto para os próximos anos em áreas como refino de petróleo, agronegócio, celulose e pellets, entre outros.