Finep garante edital para as IES Estaduais e Municipais

Por em 12 de junho de 2013

A Agência Brasileira da Inovação (Finep) – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – acaba de lançar a Chamada Pública 02/2013, específica para atender as necessidades de infraestrutura de pesquisa em universidades estaduais e municipais.

Os recursos são oriundos do fundo MCTI/Finep/CT-Infra, em parceria com as fundações estaduais de amparo à pesquisa e Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia. O edital reserva R$ 30 milhões de reais para o financiamento de obras e aquisição de equipamentos.

As propostas devem ser enviadas até 31 de julho, com divulgação final dos resultados em 20 de dezembro. A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) consegue, com essa notícia, mais uma reposta positiva a uma luta que foi encabeçada pela Associação no passado.

Segundo o edital CT-Infra 02/2013, o lançamento da Chamada Pública se deve à expansão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que deve ser acompanhada de medidas de mitigação das assimetrias regionais e de estímulo a distribuição territorial mais equânime da pesquisa brasileira, incluindo a fixação de doutores em campi estaduais e municipais. Com esse objetivo, serão selecionadas propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física necessária às atividades de pesquisa em instituições estaduais e municipais, não contempladas na chamada CT-Infra 01/2013.