Último dia do I Seminário de Conservação do Solo do Maranhão

Por em 13 de junho de 2013

Terminou ontem (13), no final da tarde, o I Seminário de Conservação do Solo do Maranhão, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque- Calhau.

O evento teve início no dia 15 de abril, data em que se comemorou o Dia Nacional da Conservação do Solo, com palestrantes nacionais e internacionais. A atividade faz parte do Ciclo de Seminários Brasil – França “Solos e Serviços Ambientais”, em uma promoção conjunta da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Sagrima, e Institut de Recherche pour le Développement  (IRD), com a parceria da Faema, Mapa, e Embrapa.

O objetivo principal dos seminários foi discutir o estágio atual do manejo e da conservação do solo, contextualizando a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e capacitar profissionais que atuem no manejo e gestão dos recursos naturais, por meio da compreensão e valorização dos processos e funções ecossistêmicas relacionadas aos solos.

Ontem, as discussões aconteceram durante todo o dia, com o tema “Serviços Ambientais Prestados pelo Solo”, ministrado pelo pesquisador da IRD, Michel Brossard.

De acordo com a coordenadora do evento, Sandra Oliveira Sá, do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema, o seminário é fruto de trabalhos conjuntos com o Programa Gestor da ABC. “No que se refere à equipe do projeto Semaguy na Uema, é o início de uma parceria internacional que se dá por meio desse evento, e que veio na verdade, para iniciar a divulgação científica de tópicos relevantes e atuais”. Ressaltou Sandra.

O projeto Semaguy – Serviços Ambientais e sua Valoração nos Processos Evolutivos de Uso e Mudança de Uso do Solo em Áreas do Maranhão e da Guiana Sob Fortes Pressões Antrópicas possui duas coordenações, no estado, com o professor Altamiro Ferraz Júnior (Uema) e na França, com o professor Michel Brossard (IRD). O projeto propõe a transferência de tecnologias de baixo impacto e capacitação de profissionais da área ambiental, no tema Serviços Ambientais, com vistas à gestão sustentável do solo da Amazônia Maranhense.

A Programação do Seminário seguiria até sábado (15), com os temas “Balanço de Carbono e Mudança do Clima” e “Ferramenta de cálculo de balanço de carbono ‘Ex-Act’”, apresentados pelo pesquisador Martial Bernoux, do IRD – Montpellier/França, contudo, devido a greve dos controladores de voos da Europa, sua viagem para o Brasil foi cancelada e, portanto, o evento dado por encerrado.