Professora da Uema lança obra no auditório do Cecen

Por em 12 de junho de 2013

A professora do Departamento de Educação e Filosofia (Defil) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Maria José Rabelo Aroucha realizou, na noite de ontem (11), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) – Campus Paulo VI, o lançamento do seu livro "Deficiência, escolarização e trabalho: a pessoa com deficiência auditiva no mercado de trabalho em São Luís".

A obra é resultado da dissertação de Mestrado em Educação, que a professora defendeu na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e foi contemplada com recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Maranhão (Fapema). O livro foi publicado pela Editora Café & Lápis, em co-edição com a Editora da Uema.

Participaram da solenidade, além da professora Maria José Rabelo Aroucha; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; a orientadora da dissertação, Marilete Geralda da Silva, representando todos os professores do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); a diretora do Cecen, Andréia de Araújo; além de professores, amigos e familiares.

Na oportunidade, a professora Vânia Lourdes Martins, mencionou a satisfação em participar desse momento de alegria. “A contribuição dessa obra para a Universidade e para a sociedade é de grande relevância, estamos felizes com o trabalho e com a dedicação da professora Maria José, que finaliza seu Mestrado com essa produção”.

A professora Marilete Geralda, destacou: “Esse momento coroa todos os outros que se constitui em uma relação de transferência de afeto, na qual prevaleceu a perseverança, o cuidado, o zelo e a dedicação ao trabalho.”

A autora, muito emocionada, fez os seus agradecimentos a todos que de alguma forma, contribuíram para esse resultado e enfatizou: “Esse momento é de grande importância, finalizei o Mestrado, após trilhar um longo caminho e ultrapassar algumas dificuldades. Espero que essa obra enriqueça os trabalhos de outras pessoas e ganhe vida nas prateleiras de diversas Instituições”.

A professora Nilza Oliveira Quixaba, da Ufma, ressalta que “a importância singular da obra é vista pelo registro histórico que se inseriu o estudo, pelo seu ineditismo e pela riqueza do trato das questões abordadas em relação aos dilemas, sucessos e insucessos que permearam a inserção das pessoas com deficiência auditiva no âmbito do trabalho formal. Dessa maneira, recomendo a leitura deste livro a todos".