Professora da UEMA lançará obra na próxima terça-feira do auditório do CECEN

Por em 7 de junho de 2013

A professora do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Maria José Rabelo Aroucha realizará na próxima terça-feira (11/06), a partir das 17h30, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) – Campus Paulo VI, o lançamento do seu livro Deficiência, escolarização e trabalho: a pessoa com deficiência auditiva no mercado de trabalho em São Luís.

A obra é resultado da dissertação de Mestrado em Educação que a professora Maria José Aroucha realizou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e que foi contemplada com o auxilio para publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico no Maranhão (FAPEMA). O livro foi editado pela Editora Café & Lápis, em co-edição com a Editora da UEMA.

A professora Dra. Marilete Geralda da Silva (Mestrado UFMA e orientadora da autora), no prefácio do livro, “convida o leitor a constatar por sua própria experiência a grande contribuição que esta obra traz para o entendimento de que, antes de um sujeito ser considerado como tal por sua deficiência e ser sobredeterminado por ela, pelos que com ela convivem em todos os aspectos do seu desenvolvimento, pode se constituir como um sujeito como os demais (igual e diferente ao mesmo tempo)”.

Já a professora Ma. Nilza Oliveira Quixaba (UFMA) ressalta que “a importância singular da obra centra-se também pelo registro do momento histórico em que se inseriu o estudo, pelo seu ineditismo e pela riqueza do trato das questões abordadas em relação aos dilemas, sucessos e insucessos permearam a inserção das pessoas com deficiência auditiva no âmbito do trabalho formal. Dessa maneira recomendo a leitura deste livro a todos […]”.