Quinto dia é marcado por visita a Yonsei University

Por em 24 de junho de 2013

Na última sexta-feira (21), a comitiva brasileira formada por reitores e instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) visitou a Yonsei University, chegando ao quinto dia de visitas em terras sul-coreanas.

A instituição está classificada em todos os rankings, entre as três melhores universidades coreanas, e entre as melhores do continente. Dos mais de 21 mil estudantes matriculados, cinco mil são estrangeiros. Desse número, oito são brasileiros e estão no país pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal.

A Yonsei University é uma universidade de pesquisa privada, localizada em Seul, Wonju, e Songdo, na Coréia. Fundada em 1885, é uma das mais antigas universidades da Coréia do Sul. Todos os campi têm programas extensos na língua coreana. O programa EIC foi iniciado em 2008, e tem as bolsas mais generosas para os estudantes internacionais, incluindo até 100% da mensalidade, moradia, ajuda de custo no valor de US $ 6.000 por ano, e também oferece voos gratuitos e acomodações de hotel para estudantes de outros países, para complementar estudos teóricos em sala de aula com a experiência prática e pesquisa de campo.

“Há enorme interesse em receber mais alunos brasileiros, não apenas pelo ‘Ciência sem Fronteiras’, mas também através de convênios firmados diretamente com as universidades brasileiras”, observou o presidente da Abruem, João Carlos Gomes, após a visita.

A passagem da comitiva da Abruem pela Yonsei University foi encerrada com uma visita à biblioteca da instituição, considerada uma das mais modernas da Ásia, totalmente financiada pela Samsung. Os brasileiros foram recebidos pelo presidente da universidade, Young Jeong Kap e pelo diretor de relações internacionais, Paul Tonks.