Simpósio de História encerra suas atividades

Por em 7 de junho de 2013

O III Simpósio de História do Maranhão Oitocentista, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) encerrou, na manhã de hoje (7), suas atividades. Pesquisadores de várias instituições, estados e municípios se reuniram, durante quatro dias, para discutirem o século XIX.

Hoje foram apresentados quatro simpósios temáticos, de forma simultânea nas instalações do prédio de Arquitetura e Urbanismo, com temas referentes à educação, política, literatura e religião.

Sobre o Simpósio o professor Henrique Borralho, um dos organizadores do evento, ressalta: “É um dos mais importantes sobre o século XIX, na verdade poucos são tão temáticos.Tivemos 350 inscritos, sendo que 80% dos participantes pertencem ao programa Darcy Ribeiro, os estudantes vieram de vários lugares do Maranhão, do Piauí e do Pará.

“O saldo é mais que positivo, as pessoas já esperam o quarto porque elas sabem a consistência do evento, já que ele faz parte do calendário nacional”. Apontou Borralho.

Uma das características do Simpósio é o lançamento de coletâneas com textos apresentados pelos participantes durante as edições do encontro. São estudos que mostram diferentes olhares sobre questões referentes ao Maranhão oitocentista.

O III Simpósio de História do Maranhão Oitocentista é uma realização do Grupo de Pesquisa – Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), certificado pela Universidade Estadual do Maranhão junto ao CNPq. O Núcleo iniciou suas atividades em 2009, ano de realização do I Simpósio e de publicação da coletânea O Maranhão Oitocentista (Editora da Uema / Ética). É também é uma rede que congrega pesquisadores de vários estados do país, contando com a participação de diversos núcleos de pesquisa.