Uema discute ampliar parceria com Unisinos – RS

Por em 28 de junho de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na manhã de ontem (27), representantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos do Rio Grande do Sul (Unisinos-RS) para discutir a ampliação da parceria já existente entre as duas instituições, na sala de reuniões da Reitoria.

A reunião foi presidida pelo vice-reitor Gustavo Pereira da Costa e contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Guerra; da coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Pestana Miranda; do diretor do Curso de História do Cesi, Moab César; do coordenador de Pós-Graduação em História da Unisinos, Paulo Roberto Moreira e da coordenadora de Marketing da Unisinos, Juliana Suzin.

O objetivo do convênio é titular docentes nas áreas de Linguística Aplicada, em nível de mestrado, e Filosofia, em nível de doutorado. Agora, as universidades estudam o alargamento dessa parceria na área de História, a fim de formar doutores nesse campo do conhecimento, para os Centros de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) e Caxias (CESC).

O professor Gustavo destacou que desde o início esse era um dos objetivos da atual gestão, buscar e manter relações com outras instituições, a fim de viabilizar projetos de mútuos interesses. “Este reitorado estabeleceu como prioridade inequívoca a qualificação dos nossos professores. Nos últimos anos nós tivemos um salto significativo nos números de doutores na Uema, e, consequentemente, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação em um espaço curto de tempo”. Apontou o professor.

O vice-reitor também ressaltou a importância do Curso de História, uma área que segundo ele, está em franco desenvolvimento na Uema, além de salientar a preocupação da Universidade em atender as demandas dos centros do continente.

“As universidades estaduais não podem cometer o pecado de olhar apenas para suas sedes, nós temos grupos relevantes de pesquisa nos centros de estudos, mas, sobretudo, em Imperatriz e Caxias pelo tempo de existência desses Centros. Nós estamos dispostos a lançar mão de todos os meios necessários para viabilizar esse projeto, porque é algo que a Uema internamente estabeleceu como investimento prioritário a ser feito”, explicou Gustavo.

Devido a excelência da Unisinos na área tecnológica, com destaque para o Parque Tecnológico que possui em consórcio com grandes empresas, o vice -reitor acertou em enviar uma missão de professores do CCT ao Rio Grande do Sul para conhecer os institutos e discutir possíveis parcerias.

De acordo com o professor Porfírio Guerra, participam dos programas de pós-graduação, 12 professores de Linguística e 4 de Filosofia. Essa oportunidade é excelente ocasião para investir na formação de mais doutores.

Na oportunidade, Juliana Suzin apresentou a estrutura da Unisinos. A Instituição está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 30 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância. É mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional, da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540.

Além do campus principal em São Leopoldo, a Unisinos está presente em Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, Rio Grande e Canoas – Rio Grande do Sul, Florianópolis – Santa Catarina, e Curitiba – Paraná.