Uema promove debate sobre meio ambiente no Campus Paulo VI

Por em 4 de junho de 2013

Os ambientalistas Eliane Oliveira de Abreu – superintendente de Educação Ambiental da Sema e Rodrigo Maia Rocha – secretário Municipal de Meio Ambiente, foram os convidados para a mesa redonda, realizada na manhã desta terça-feira (4), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

O evento, que antecede o dia mundial do maio ambiente, teve como tema “Políticas públicas estaduais, municipais e institucionais sobre educação ambiental no Maranhão”, foi organizado pela presidente da Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Andréa de Araújo, sob a coordenação da professora Zafira de Almeida, como moderadora.

A mesa redonda, de acordo com os organizadores, teve como objetivo fomentar a política estadual e municipal de meio ambiente, bem como sensibilizar sobre a educação ambiental no Campus Paulo VI, além de promover uma reflexão crítica sobre o tema aos estudantes, professores e funcionários da instituição.

Para a professora Andréa de Araújo, “esta iniciativa foi uma forma de promover essa importante discussão entre o Estado e o Município e, diante disso, estabelecer parceria, considerando a necessidade da integração das ações internas e externas e, também, divulgar os trabalhos que realizamos na Copea”.

Na sua fala, o secretário Rodrigo Maia explicou que o grande problema da discussão sobre as questões ambientais, é tornar a sociedade consciente do seu papel. “É nossa função criar políticas efetivas que promovam transformação no comportamento da população”, acrescentou.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema,  Eliane Abreu informou que resolver o problema dos resíduos sólidos na grande São Luís, não é somente trabalhar na questão do Aterro, mas discutir com a sociedade uma política compartilhada, de forma que todos estejam envolvidos em um projeto de educação ambiental.