Uema realizará os três últimos seminários do Ciclo de Seminário Brasil-França: solos e serviços ambientais

Por em 4 de junho de 2013

Serviços ambientais e mudança do clima serão discutidos em junho na última etapa do Ciclo de Seminário Brasil-França: solos e serviços ambientais

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da equipe do Projeto Semaguy, convida a todos para participarem dos três últimos seminários do Ciclo de Seminário Brasil-França: solos e serviços ambientais, os quais serão realizados no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Casa Civil), conforme programação a seguir:

13/junho/2013 – 09:00 às 17:30h – Serviços ambientais prestados pelo solo

Dr. Michel Brossard, IRD

14/junho/2013 – 08:30 às 12:30h- Balanço de carbono e mudança do clima

Dr. Martial Bernoux, IRD

14/junho/2013 – 14:30 às 18:30h – Ferramenta de cálculo de balanço de carbono "Ex-Act

Dr. Martial Bernoux, IRD

O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), tem como objetivo discutir a importância dos processos e funções ecossistêmicas providos pelos solos e sua interrelação com a mudança do clima.

A agricultura pode emitir e capturar gases do efeito estufa e o Brasil tem um potencial importante de mitigação, sendo 89% dele resultante do acúmulo de carbono no solo. O uso da ferramenta EX-ACT (Ex-Ante Carbon-balance Tool, http://www.fao.org/tc/exact/en/), desenvolvida pela FAO, pode fornecer estimativas ex-ante do impacto de projetos de desenvolvimento agrícola e florestais nas emissões dos gases do efeito estufa e no seqüestro de carbono, mostrando os seus efeitos do balanço de carbono. A fixação de carbono no solo pode ser estimada a partir da avaliação das práticas adotadas em um determinado projeto, antes, durante e depois de sua execução.

Os seminários são abertos à comunidade interessada. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do e-mail semaguy.uema@gmail.com ou no local do evento. Para mais informações entrar em contato com a Dr. Sandra Maria Oliveira Sá (NUGEO/UEMA; sa.oliveiras@gmail.com; (98) 81774160).

Para saber mais acesse os links: /imagens-noticias/files/cartaz solos.pdf   /imagens-noticias/files/fundo de palco solos semaguy sandra.pdf   /imagens-noticias/files/folder ciclo seminario_final.pdf