Uema recebe estudantes da Fundação Bradesco de Pinheiro

Por em 5 de junho de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na manhã de ontem (04), 159 alunos do Ensino Médio da Fundação Bradesco de Pinheiro – MA, no auditório do Núcleo de Tecnologias para a Educação.

A visita foi organizada pela assessoria técnica da Reitoria e contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha, representando o reitor José Augusto Oliveira; da assessora da Reitoria, Maura Cléia Araújo, que coordenou a atividade; dos diretores de centros, Francisca Neide (CCA), Jorge Passinho (CCT), e Andréa de Araújo (CECEN). Participaram, ainda, a professora Vera Martins, que representou o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Carvalho; a diretora de Ensino e a orientadora Pedagógica da Fundação Bradesco, Rosângela Assis Sousa e  Rosenilde Araújo do Santos, respectivamente; os diretores de cursos Haroldo Barroso (Engenharia de Pesca), Reinaldo de Jesus  (Engenharia da Computação), Wellingtom de Assunção (Engenharia de Produção), Ricardo Chaves (Medicina Veterinária), Ana Maria Araújo (Agronomia), José Pinheiro Santos (Zootecnia), além de Dario Soares, representando a coordenadora dos cursos técnico do UemaNet,  Eliza Flora.

Na oportunidade, os professores apresentaram aos alunos a estrutura dos centros e dos cursos da Uema, falaram sobre o papel do profissional com formação superior, mercado, pesquisas e, principalmente, da vocação de cada um deles. Também relataram suas experiências pessoais sobre a escolha de suas profissões. O momento foi de nostalgia e empolgação.

A professora Maria Auxiliadora saudou e agradeceu a presença de todos, destacando: “Nós nos sentimos muito gratificados por essa ação da Escola Bradesco, inclusive, essa é, atualmente, uma ação da Pró-Reitoria de Graduação, fazer com que os alunos do ensino médio conheçam melhor os nossos cursos. É uma alegria receber alunos felizes e dispostos a estudarem cada vez mais para, em outubro e novembro, se submeterem às nossas provas e, em março de 2014, estarmos todos juntos aqui, ou em Pinheiro, ou em qualquer um dos nossos municípios”, explicou.

A estudante Ingrid Campos Barros, que pensa em fazer o Curso de História, enfatizou: “Nós estamos em uma expectativa muito grande. Acredito que a partir daqui eu e meus amigos poderemos esclarecer as nossas dúvidas e sair com a mente mais aberta para novas possibilidades”.

O aluno Derek Pinto fez um agradecimento especial à Fundação Bradesco e à Uema, de acordo com ele, a iniciativa permitiu olhar para o futuro e ver inúmeras possibilidades. “Eu posso fazer isso ou aquilo, posso trilhar por vários caminhos, mas qual é o que eu quero? qual é o certo para mim? Essa manhã nós podemos saber o que vamos encontrar em cada caminho, qual iremos ‘trilhar’, graças a nossa escola e a vocês, pelo carinho, por se esforçarem e darem o melhor, queremos agradecer porque afinal, não estamos visando apenas o mercado de trabalho, mas o bem da sociedade, queremos ser alunos transformadores”. Afirmou Derek.

A professora Rosangela por sua vez, falou sobre o valor da atividade: “A nossa instituição também tem a preocupação de informar. Fizemos a viagem por dois percursos, parte por terra e parte por mar e chegamos até aqui, isso para alimentar o desejo, o sonho, o contido na cabeça desses jovens pinheirenses, o que faz parte da nossa missão, motivar e trazer descobrimento”.

Sobre a Fundação Bradesco – atua desde 1956, oferecendo educação gratuita e de qualidade a milhares de jovens, em todos os Estados do Brasil. Sua missão é promover a inclusão social por meio da educação e atuar como multiplicadora das melhores práticas pedagógico-educacionais junto à população menos favorecida.