Cesti adquire primeira doutora no quadro de docentes efetivos


Por em 31 de julho de 2013



A professora Silvana Maria Pantoja dos Santos, do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti/Uema) defendeu, nessa terça-feira (30), na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), sua tese de doutorado intitulada “Literatura e memória entre os labirintos da cidade: representações na poética de Ferreira Gullar e H. Dobal”, sob a orientação do professor Anco Márcio Tenório Vieira.

A pesquisa trabalha com a obra Poema Sujo, de Ferreira Gullar, e A cidade Substituída, do poeta piauiense H. Dobal. “São obras que resignificam a memória da cidade de São Luís do Maranhão, mediadas pela cidade que se observa no presente de suas enunciações”, disse Silvana.

Segundo a professora, a poética de Ferreira Gullar e de H. Dobal possibilitou-lhe refletir acerca da acelerada mutabilidade dos espaços ante o turbilhão da vida moderna. “A dinâmica da cidade leva os sujeitos sociais a reconhecê-la sob novas práticas geradoras de novos significados, cuja forma de compreender os repertórios do passado não renegam as novas experiências na cidade, por isso, a concepção de espaço na poética moderna exige um olhar que agrega axiologias distintas.

Com a tese defendida, a professora Silvana Maria Pantoja dos Santos é a primeira doutora no quadro de docentes efetivos do Cesti.



Últimas Postagens