Inscrições para cursos tecnólogos a distância no vestibular tradicional da UEMA

Por em 30 de julho de 2013

As inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2014 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), iniciaram no dia 15 de julho e se estendem até 09 de agosto. O vestibular seleciona candidatos para cursos de graduação (modalidade presencial) e tecnólogos, considerados também de nível superior. Ao todo, são oferecidas 3.544 vagas.

Nesse ano, a Universidade abre vagas também para cursos tecnólogos à distância para Tecnologia em Gestão Comercial e Segurança do Trabalho. Serão 390 vagas distribuídas nas cidades de Bacabal, Pedreiras, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Coelho Neto e Presidente Dutra para o curso de Gestão Comercial e nas cidades de São João dos Patos, Codó, Pinheiro, Coroatá e Barra do Corda para o curso em Segurança do Trabalho.

A primeira etapa do processo seletivo acontece no dia 06 de outubro, com 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do ensino médio. Já a segunda etapa será realizada no dia  03 de novembro, contendo 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual.

Para mais informações entre em contato pelos telefones (98) 3245 1102 e 3245 2756 ou pelo endereço eletrônico www.vestibular.uema.br.

Cursos Técnicos X Cursos Tecnólogos

Existe, hoje, uma enorme dúvida sobre a diferença entre o curso técnico e o tecnólogo. Muitas pessoas confundem esses ensinos. Então, entenda a diferença entre as duas modalidades.

O Técnico é um curso de nível médio, ou seja, você pode fazer antes de terminar o ensino médio.  Ele costuma durar de 1 a 2 anos e capacita o aluno a trabalhar em diversas áreas do setor produtivo.

Já o Tecnólogo é um curso superior de tecnologia, ou seja, você só pode fazer depois que terminar o ensino médio. As disciplinas são mais flexíveis do que a faculdade tradicional, porque se ajustam à demanda do mercado. Mas, a diferença maior é que o tecnólogo dá título de curso superior, dando a oportunidade de o estudante fazer, ao término, uma especialização ou mestrado.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos:

Tecnologia em Gestão Comercial – O curso visa à formação de um profissional focado nas transações comerciais, atendendo diversas formas de intervenção referentes ao setor comercial. São relevantes nesse sentido o conhecimento das condições de viabilidade econômica, financeira a tributária, bem como os instrumentos de relacionamento com o cliente, os princípios da qualidade e o planejamento.

Tecnologia em Segurança do Trabalho – O objetivo do curso é formar profissionais com competência técnica e científica, éticos, comprometidos com a constante busca por excelência e plenamente capacitados para atuar na preservação da saúde do trabalhador. Esse profissional tem um leque de opções amplo e diversificado para atuação: empresas e instituições industriais, construção civil, mineração, produção e distribuição de energia, petróleo e gás, entre outras empresas.