Professor da Uema lança livro na próxima quinta-feira em São Luís

Por em 26 de julho de 2013

O professor Gilberto Matos Aroucha, do Curso de Letras, do Centro de Estudos Superiores de Itapecuru – Mirim (Cesita) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançará, na próxima quinta-feira (01), seu mais novo livro intitulado “A poesia no estudo da Geografia: possibilidades e interdisciplinaridades – ensino fundamental e médio” nas escolas Bandeira Tribuzzi e Roseana Sarney.

Além dessa data, o livro será lançado também, na 7ª edição da Feira do Livro de São Luís, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro, na qual haverá a participação de autores do Pará, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

O livro apresenta uma tentativa de aproximar o texto poético da ciência geográfica, por isso, utiliza-se da poesia para interpretar fatos, processos e conceitos da Geografia. Espera-se preencher mais uma lacuna existente para os admiradores e professores da área, ciência que tem sido marcada por uma série de percalços no âmbito dos procedimentos metodológicos.

Segundo o autor, o livro é fruto de materiais didáticos trabalhados em salas de aula, “o paradidático surgiu a partir do processo de ensino – aprendizagem, realizado nas minhas aulas, na qual observei a necessidade de trabalhar a geografia do Brasil e do Maranhão em poesia, a fim de complementar o ensino”, enfatizou.