Professoras e alunas do Cesba participam de Simpósio de Língua Portuguesa em Goiânia


Por em 9 de julho de 2013



O IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), que ocorreu desta vez no Brasil, entre os dias 02 a 05, reuniu membros da comunidade lusófona, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

O evento tem como concepção básica congregar estudiosos da língua portuguesa de todo o mundo, no que diz respeito à divulgação, ao ensino e à pesquisa, em simpósios constituídos como espaços de discussão nas áreas da língua, da linguística, da literatura e da cultura. Foram mais de 2.000 inscritos entre pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduandos, professores da educação básica e do ensino superior. Especialistas da área integraram mesas-redondas cujos temas envolveram variação linguística, política linguística, ensino, gramática e literatura.

Dos 65 simpósios realizados durante o evento, um deles foi coordenado pela professora Maria Célia Dias de Castro, do Centro de Estudos Superiores de Balsas – CESBA, e a professora Maria Suelí de Aguiar- UFG, cujo tema Linguística histórica e Onomástica possibilitou a apresentação e debate de vários estudos na área. Também estiveram presentes no evento a professora Marcia Meurer Sandri, chefe do Departamento de Letras, e as alunas do curso de Letras do CESBA, Terezinha Mendes de Sousa e Fernanda Dias de Andrade Lima apresentando pôsteres com os resultados de estudos orientados pela professora Maria Célia. O evento que ocorre a cada dois anos, teve o último realizado na Universidade de Macau na China, e o próximo será em Cabo Verde, na África.

Reuniram-se historicamente os maiores gramáticos da atualidade do Brasil e de Portugal, nomes como Bechara, Azeredo, Neves, Mateus, Perini, Castilho e Bagno que compuseram a mesma mesa de debates.

 



Últimas Postagens