Reitor reúne com professores do Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia

Por em 16 de julho de 2013

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (15), no prédio da Reitoria, uma reunião com professores do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a fim de discutir questões referentes à implantação do Mestrado.

Participaram da reunião o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra; a coordenadora do Programa, Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA); o idealizador do Programa e coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), Alfredo Wagner B. de Almeida (UEA); o professor Leonardo Avritzer (UFMG); a coordenadora do Programa na Uema, Cynthia Carvalho Martins; a professora Helciane de Fátima Abreu Araújo (Uema); o chefe do Departamento de Ciências Sociais, Protásio Cézar dos Santos e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro.

O objetivo da reunião foi discutir temas relativos à implantação do PPGCSPA, que está em fase de seleção de candidatos. Na ocasião, falou-se sobre a programação da aula inaugural, que será ministrada pela diretora do Museu de Astronomia do Rio de Janeiro, professora Heloísa Bertol Domingues.

Além disso, foi apresentado para o Reitor o catálogo do mestrado, que deverá ser lançado no dia da aula inaugural e materiais produzidos por alunos, como o livro "Insurreição dos saberes 2" das professoras Arydimar Vasconcelos e Cynthia Carvalho e a "Nova Cartografia Social da Amazônia". Foi analisado, ainda, o projeto editorial do Programa a ser constituído por livros, fascículos, boletins e informativos.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em novembro de 2012, o Programa, que inicialmente ofertará o Curso de Mestrado, é fruto de uma parceria entre a Uema, por meio do Departamento de Ciências Sociais, e o Programa de Pós- Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a participação de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Com esse curso, a Uema visa a formação de profissionais capazes de refletir sobre os processos de territorialização que estão em curso na Amazônia, com ênfase nas ações estatais e privadas, bem como nas representações e práticas dos agentes sociais mobilizados em movimentos sociais.