Uema realiza as primeiras defesas de monografias do Curso de Engenharia da Computação


Por em 11 de julho de 2013



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de ontem (10), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a defesa das duas primeiras monografias do Curso de Engenharia da Computação. 

A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO foi do aluno Anderson Maia de Lima Carvalho, que teve como orientador e coorientador os professores João Coelho e Milson Monteiro, a qual tratou do tema “Um Método de Avaliação de Classificadores em Sistema de Detecção de Intrusão”. A banca examinadora contou com a presença dos professores João Coelho (Uema), Ivanildo Silva Abreu (Uema) e Sofiane Ben El Hedi Labidi, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O trabalho destacou a importância do método de avaliação de classificadores em sistema de detecção de intrusão para a comparação de desempenho entre algoritmos de aprendizagem de máquina, no qual apresenta o estudo de caso da avaliação de classificadores na detecção de ataques de redes intrusivos.

A pesquisa consistiu em identificar o classificador que detectasse a maior quantidade de ataques de redes possíveis, de forma a minimizar o número de alarmes falsos, através da avaliação de desempenho de múltiplos algoritmos em múltiplos conjuntos de dados. O método de avaliação utilizado foi um framework de avaliação, que permitiu uma comparação de resultados válidos e aceitáveis de forma a não violar nenhuma restrição ou suposição dos métodos.

A precisão e a revocação foram as medidas de desempenho utilizadas para comparar o desempenho desses classificadores, por meio do método de validação cruzada.

De acordo com o autor, a condução de um processo de avaliação, que acontece de forma abrangente e interdependente com as devidas justificativas das escolhas tomadas, pode ser uma alternativa promissora para a avaliação de novos algoritmos de aprendizagem em sistemas de detecção de intrusão.

A SEGUNDA APRESENTAÇÃO ficou por conta do aluno Emanuel Cleyton Macêdo Lemos, que contou com a colaboração do orientador e do coorientador, os professores João Coelho e Milson Monteiro, respectivamente, e teve como tema “Análise de Dados de Crédito utilizando Mineração de Dados”. A banca examinadora foi composta pelos professores João Coelho (UEMA), Ivanildo Silva Abreu (Uema) e Sofiane Ben El Hedi Labidi, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O trabalho apresentou o auxílio de ferramentas computacionais na análise de dados cadastrais de crédito, que, quando usado com grandes quantidades de dados é essencial o uso de técnicas computacionais que automatizem o processo de análise. As técnicas árvore de decisão e agrupamento Kmeans, da mineração de dados, foram aplicadas a uma base de dados financeira para detectar clientes adimplentes e inadimplentes. Esta base tinha dados cadastrais de clientes que foram empregados na construção de modelos através dos algoritmos. A árvore de decisão particionou e classificou os clientes de acordo com suas características. O agrupamento K-means criou dois subconjuntos, o de clientes adimplentes e outro de clientes inadimplentes, baseando-se na proximidade. Estes modelos gerados auxiliarão o especialista na tomada de decisão no processo de negócio de bancos e financeiras, diminuindo o risco de concessões de grandes valores de crédito a clientes que possivelmente não honrarão o compromisso firmado no financiamento.

 

 



Últimas Postagens