1º Workshop Internacional promove debates e apresenta resultados

Por em 25 de agosto de 2013

Durante dois dias, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Universidade do Arizona (Tucson-EUA), reuniu pesquisadores, alunos e professores, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), para a realização do 1° Workshop Internacional de Cooperação de Pesquisa e Educação. A programação constou de painéis técnicos, mesas de debate e oficinas, voltados para a identificação de afinidades, promovendo a interação e capacitação dos acadêmicos.

Participaram da solenidade de encerramento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Guerra, a diretora do Cecen, Andrea de Araújo, o professor Timothy Joseph Finan, o extensionista internacional Barron Orr, e o coordenador do evento, Thales Passos de Andrade. Durante a cerimônia, o professor Porfírio destacou o interesse da Uema em continuar a parceria com a Universidade do Arizona, considerando ele, de fundamental importância para que os Centros se projetem e se engajem cientificamente.

O professor Timothy relembrou os primeiros passos da parceria entre a Uema e a Universidade do Arizona. “Agora posso dizer que somos parceiros de campo. Nós temos muitas possibilidades, com essa parceria, de colher excelentes resultados”, espera o pesquisador.

Para Thales Passos, o evento teve grande aproveitamento junto à comunidade acadêmica. “A delegação da Universidade do Arizona pode comparecer com um total de cinco professores, e o nosso grupo de professores também tive uma participação bastante atuante. Nós dividimos estes grupos em oficinas para tentar encontrar afinidades para futuros trabalhos de pesquisa e cooperação”, explicou.

Como resultado das discussões levantadas, foi elaborado um documento que reúne as diretrizes estabelecidas pelos grupos. “Conseguimos preparar um documento final, em que definimos três principais áreas: Linguagem, Mobilização e Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão. Neste último, pretendemos trabalhar numa linha de multidisciplinaridade, ou seja, temos agora ferramentas para buscar recursos e fortalecer ainda mais esse convênio e, assim, colocar em prática as pesquisas e as iniciativas que consideramos prioridades aqui”, finalizou o coordenador.