19º Congresso Brasileiro de Educação Infantil tem participação da Uema

Por em 29 de agosto de 2013

Foto: Lauro Vasconcelos

Aconteceu na noite dessa quarta-feira (28), no auditório o Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a abertura do 19º Congresso Brasileiro de Educação Infantil, com o tema Crianças e Educação: Bases para o Desenvolvimento da Ciência no Brasil”, e o slogan “Criança: Patrimônio Histórico da Humanidade”.

O Congresso é uma realização da Organização Mundial para Educação Pré-escolar (OMEP), tornando-se um grande espaço para troca de experiências, reunindo os mais renomados profissionais que contribuem para a Educação Infantil no Brasil e no mundo.

Fizeram parte da mesa de abertura o vice-governador, Washigton Luís, representando a governadora Roseana Sarney; o promotor de Justiça em Defesa da Educação, Paulo Avelar; a presidente da Undime, Elaine Gheysens; a professora Heloisa Varão Santos, representado o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o secretário Municipal de Educação, Allan Kardeck; o presidente do Conselho Municipal de Educação e vice-presidente da OMEP Brasil, Roberto Mauro Gurgel; a consultora do Pró-Infância, Sônia Maria de Melo Barbosa, representando o MEC; a vice-presidente da OMEP Mundial e presidente da OMEP Brasil, Maria Aparecida Salmaze; o secretário de Estado de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes Ribeiro; e o presidente da OMEP Maranhão, Luís Fernando Araújo da Silva.

Os membros que compuseram a mesa parabenizaram a comissão organizadora e destacaram quão relevante será este congresso para a cidade de São Luís, podendo extrair grandes possibilidades para melhorar os índices de educação no estado maranhense. Segundo o secretário Municipal de Educação, Allan Kardec, pelo momento em que nos encontramos atualmente, é necessário pautar não só as discussões dos índices educacionais, mas também a preocupação com o quadro que São Luís vive em relação à violência.

“Hoje, São Luís ocupa a posição de 23º capital mais violenta do planeta. Nós vemos uma discussão e um debate nacional em relação à diminuição da maioridade penal. Neste momento que nós queremos e gostaríamos de pautar a educação infantil, a educação integral e integrada, conhecendo os problemas do Brasil e reconhecendo os problemas de São Luís, para isso, precisamos saber que o combate à violência começa, inicialmente, em casa e, fundamentalmente, na escola. Acreditando neste modelo de repensar a educação brasileira é que nós estamos aqui, para saudar a discussão em torno da criança, trazendo para a Universidade e para São Luís este evento que, certamente, veio em um bom momento”, ressaltou o Allan Kardec.

Em sua fala, a vice-presidente da OMEP Mundial e presidente da OMEP Brasil, Maria Aparecida Salmaze, destacou o contexto histórico em torno da OMEP, que este ano comemora, em São Luís, seus 60 anos de fundação. “Ao longo destas seis décadas, a OMEP nos faz sonhar e refletir para ir à frente da educação de qualidade para nossas crianças. Assumiu de fato e de direito as questões da pré-escola e educação infantil, sob a liderança de seus representantes, sendo a primeira instituição a atuar em benefício da educação infantil no Brasil, mobilizando a sociedade civil e despertando a consciência política, garantindo, assim, o direito da criança no capítulo da educação”.

Desfeita a mesa, a solenidade de abertura também contou com a palestra “Criança: Patrimônio histórico da humanidade”, ministrada pela professora Ordália Alves e Almeida, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que apresentou o conceito de patrimônio cultural, estabelecendo uma relação deste conceito com as crianças. A palestrante alertou que é preciso dar o espaço que crianças e adolescente, efetivamente, tem na sociedade e questionou as ações que estão sendo tomadas para respeitar e fazer valer o direito destes. Reforçou o seu pensamento citando uma frase de Vital Didonet, que expõem a importância dos educadores estreitarem e reforçarem as relações humanas: “É necessário o reencontro com as infâncias de ternura e aventura, de criação de relações com pessoas e natureza para dar sentido a um mundo que é desafio e possibilidade” (Vital Didonet).

A diretora do Curso de Pedagogia (EAD) da Uema, Heloísa Varão, explicou a importância deste evento para a Universidade “Esse momento é de reflexão sobre o que existe na legislação, dos ganhos e avanços na qualidade da educação infantil e, concretamente, a luta que ainda precisa ser empreendida. Para a universidade, enquanto instituição de ensino é necessária essa participação nas experiências exitosas pela qualidade na educação infantil”, disse a Pedagogia.

O 19º Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP, organizado pela OMEP/BRASIL e OMEP/BR/Maranhão, prevê a participação de mais de mil congressistas, oriundos de todo o território nacional, dentre eles professores, coordenadores, diretores, estudantes e profissionais da área da Educação, profissionais das áreas afins e comunidade em geral.

O evento acontece em São Luís, no campus da Ufma, até o dia 30 de agosto, com uma variada programação que inclui palestras, exposições, mesas redondas e apresentações culturais.

Foto: Lauro Vasconcelos   Foto: Lauro Vasconcelos