Alunos do curso técnico em Meteorologia da Uema visitam a Estação Meteorológica

Por em 16 de agosto de 2013

Alunos do curso técnico em Meteorologia, modalidade a distância, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – único técnico a distância do Brasil –, fizeram uma visita à Estação Meteorológica de Itapiracó, situada na Área de Proteção Ambiental de mesmo nome.

Cerca de 50 alunos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com instrumentos e ferramentas utilizadas na observação meteorológica, como pluviômetro (mede a quantidade de chuva), evaporímetro (mede a evaporação do ar) e outros. “O objetivo é fazer com que o aluno conheça in loco o seu campo de trabalho. É sair da teoria, sentir, pegar no equipamento, fazer medidas, é viver essa realidade”, explicou o coordenador do curso de Meteorologia a distância, Gunter Reschke.

Os alunos ficaram entusiasmados com a oportunidade e muito atentos. “Adorei, pude observar como de fato acontece a coleta de dados, a medição da chuva. Pude colocar em prática o que venho aprendendo e isso, para nós alunos, é de extrema importância”, destacou o aluno Manoel Teixeira.

Os funcionários da Estação Sebastião Lopes e Josimar Pinheiro, técnicos em Meteorologia, explicaram passo a passo as funcionalidades de cada equipamento.

Além da Estação de Itapiracó, o Maranhão conta com diversas outras, que auxiliam a elaboração das previsões regionais e enviam dados de monitoramento do tempo para institutos nacionais de meteorologia, como o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com o coordenador, o Estado do Maranhão, possui 22 estações meteorológicas.

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) agradece ao Major Nogueira, subcomandante do Batalhão Ambiental, por oportunizar o acesso dos alunos a Estação Meteorológica de Itapiracó.