Aula inaugural do Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas terá palestrante da USP

Por em 1 de agosto de 2013

Será realizada na próxima segunda-feira ( 5), às 16h30, no auditório do Curso de Biologia, uma palestra referente à aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas. O palestrante convidado é o professor Glauco Augusto de Paula Caurin, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), que irá abordar o tema “As inovações tecnológicas em robótica e cultura”.

De acordo com o professor do Programa de Mestrado, Ivanildo Silva Abreu, esse momento é importante para que os mestrandos já tenham uma avaliação das exigências do mercado. “É necessário relacionar o que se estuda no mestrado com as tendências do mercado industrial e com a formação científica. Espera-se com essa palestra que os mestrandos possam a assimilar a importância de um profissional da área”, destacou.

Sobre o palestrante

Glauco Augusto de Paula Caurin, possui graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecânica Fina pela EESC – USP (1988), tem um Nachdiplomstudium in Mechatronik (1990) e doutorado no Institute für Robotik – Eidgenössische Technische Hochschule – ETH – Zurique Suiça (1994). Entre 2010 e 2011 realizou um período sabático no Newman Laboratory for Biomechanics and Human Rehabilitation Department of Mechanical Engineering do Massachusetts Institute of Technology – MIT – EUA.

Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecanica da EESC – USP. Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em projeto e implementação de sistemas mecatrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: manipuladores robôs, mãos robóticas, sistemas mecatrônicos de tempo real, automação industrial e reabilitação robótica.