Começa a II Semana Acadêmica das Ciências Agrárias

Por em 28 de agosto de 2013

O auditório do Convento das Mercês recebeu, na manhã de hoje (28), a solenidade de abertura da II Semana Acadêmica das Ciências Agrárias, que discutirá até a próxima sexta-feira (30), a temática: “Atualidades e Inovações Tecnológicas”. O evento, que é uma realização da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Agrárias, conta com uma vasta programação científica, que será apresentada por pesquisadores de várias instituições brasileiras, como UNESP, UFMG, UFRPE, UFSE e UFPI.

Participaram da Cerimônia o reitor José Augusto Silva Oliveira, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lurdes Martins Ferreira; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo de Araújo Costa Coelho; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, Wellington Matos; o presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Maranhão, João Batista da Silva Filho; e demais autoridades.

Durante a solenidade, o reitor José Augusto destacou o papel da agricultura como provedora dos serviços ambientais. “Adicionalmente ao papel essencial em atender a demanda crescente por alimentos e outros produtos agrícolas, a agricultura tem um papel importante no sequestro de carbono com alto potencial produtivo que, em boa parte dos países em desenvolvimento, foi causada por uma extraordinária mudança no cultivo com uso intenso de insumos, que ajudou a atender a demanda crescente por alimentos e reduziu a taxa de transformação de ecossistemas naturais em terras cultivadas”, apontou.

José Augusto relatou, ainda, a necessidade de novas propostas que pensem a sustentabilidade ambiental. “Experiências acumuladas pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Uema demonstraram que para a agricultura do trópico úmido deve ser aplicada uma abordagem que leve em conta as especificidades locais inerentes às diferenciadas condições de solo e clima da região. É preciso lembrar que a substituição de sistemas simples por sistemas mais complexos não se fará sem um eficiente suporte institucional, que deve incluir a disponibilidade de vetores tecnológicos como corretivos do solo e equipamentos, além de uma assistência técnica competente e comprometida com o desenvolvimento rural”, destacou.

A diretora do CCA e coordenadora do evento, Francisca Neide, apontou, durante a solenidade, que a II Semana das Ciências Agrárias já é um evento consolidado na história das semanas acadêmicas. “Nosso objetivo é integrar os cursos das Ciências Agrárias, destacar a visibilidade das semanas acadêmicas, atualizar os conhecimentos científicos e divulgar as inovações tecnológicas, além de promover o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área”.

Em sua fala, a coordenadora também destacou que a temática abordada, Atualidades e Inovações Tecnológicas, leva a refletir sobre o uso das novas tecnologias na produção de alimentos, visando a preservação do ambiente. “Um fator importante que atrapalha o desenvolvimento do setor da agricultura é o que chamamos de gargalo tecnológico. O pequeno e médio produtor tem pouco acesso a essas tecnologias, portanto cabe aos profissionais das ciências agrárias que atuam diretamente na produção de alimentos aproveitar as oportunidades na busca do conhecimento de qualidade, tornando-se profissionais preparados para a competitividade do mercado”.

A II Semana das Ciências Agrárias vai discutir, ao logo dos três dias, propostas e soluções para a produção qualitativa e quantitativa de produtos de origem animal e vegetal, assim como debater sobre as mudanças e os novos paradigmas da produção agropecuária. As palestras, mesas de debates e oficinas acontecem no Convento das Mercês e no Prédio de Arquitetura da Uema.

A programação pode ser consultada aqui./imagens-noticias/files/Programacao_Semana_Ciencias_Agrarias.pdf