Coordenação do Plano de Ações Articuladas apresenta resultados durante reunião

Por em 6 de agosto de 2013

Aconteceu, na última sexta-feira (2), uma reunião na sala do Plano de Ações Articuladas (PAR), no Uemanet, com a finalidade de apresentar a situação atual desse setor, considerando os avanços alcançados durante o período em que a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está na coordenação dos trabalhos.

Participaram da reunião o reitor José Augusto Oliveira; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undine), Elaine Araújo; a articuladora institucional e os coordenadores do PAR, Eliza Flora, Marina Pereira, Luciana Protázio e Alexsandra Smith, respectivamente.

O reitor José Augusto, na oportunidade, observou que o PAR constitui-se em um grande compromisso que a Uema tem com todo o Estado do Maranhão e com os seus municípios, na melhoria dos indicadores da Educação Básica.

Na oportunidade, a articuladora institucional, Eliza Flora, relatou o trabalho desenvolvido sob a coordenação da Uema para elaboração dos planos. “Nós prestamos assistência aos municípios para elaboração dos Planos de Ações Articuladas. Temos três coordenadoras, que foram nomeadas pelo MEC e uma estrutura articulada aqui na Universidade para receber esses gestores”, pontuou.

Durante a apresentação do levantamento das articulações, foram destacadas as capacitações dos gestores, realizadas tanto presencialmente de forma individual, quanto a distância, segundo as coordenadoras do PAR.

As coordenadoras destacaram, ainda, que o Plano de Ações Articuladas não é só uma ferramenta de capacitação de recursos, mas uma ferramenta de planejamento estratégico que auxilia os gestores para a melhoria da Educação Básica. Com menos de um ano à frente da coordenação, a Uema já atendeu 217 municípios nas diferentes fases: diagnóstico, elaboração e análise/atualização.

O PAR – O Plano de Ações Articuladas, instituído pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo objetivo é fortalecer políticas para a melhoria da educação básica pública. A adesão voluntária ao compromisso gerou o comprometimento dos entes federados com 28 diretrizes e com metas estabelecidas, a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).