Curso de Mestrado em Engenharia de Computação possui primeiro mestre


Por em 15 de agosto de 2013



Na tarde dessa quarta-feira (14), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), aconteceu a primeira defesa de dissertação do Curso de Mestrado em Engenharia de Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Agora com o título de mestre, Raimundo de Carvalho Silva Neto, que teve como orientador o professor Henrique Mariano Costa do Amaral, apresentou o trabalho “Avaliação de desempenho do protocolo TCP em redes Wireless local: com e sem o uso de controladores”, cuja banca examinadora foi composta pelos professores Fernando Demétrio, Luis Carlos e Sofiane Labidi, presidente da Academia de Ciências do Maranhão.

O trabalho efetuou um comparativo entre o desempenho de redes wireless com e sem o uso de controladores já que, com o uso destes, apregoa uma estabilidade maior do sinal Wi-Fi na célula, em relação às intempéries existentes no ambiente da propagação do sinal de rádio na frequência livre 2.4 GHz. Para isso, Raimundo obteve amostras de transmissões de segmentos do protocolo TCP, e estatisticamente foi aferido qual o desempenho das transmissões em redes Wireless com e sem o uso de controladores.

O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação teve início em 2011 e oferece curso de mestrado com duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, funcionando em regime parcial no prédio do Centro de Ciências e Tecnologia- CCT.

Raimundo não esconde o sentimento de vitória e destaca que este momento é um diferencial. “É um diferencial, uma vez que nosso curso é um mestrado profissionalizante, hoje uma categoria reconhecida e incentivada pela Capes e, também, o primeiro do curso de Engenharia da Computação. Para mim, enquanto profissional da área que já atuo há algum tempo e que pretendo dar continuidade aos meus estudos partindo para o doutorado, com certeza esse foi mais um degrau conquistado na minha vida. Eu só tenho que agradecer o apoio dos professores da Uema, e agora é trabalhar para vencer outras etapas”, destacou o primeiro mestre em Engenharia de Computação da Uema.

Os profissionais formados no Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas poderão atuar nas diversas esferas das indústrias, comércio e serviços, em áreas ligadas ao uso e desenvolvimento de computadores pessoais e de grande porte, redes locais, metropolitanas e de longa distância, comunicação por computadores, visão computacional, inteligência artificial, programação, entre outros.

 



Últimas Postagens