Cursos e laboratórios da Uema recebem novos equipamentos

Por em 10 de agosto de 2013

Professora Karina Costa com parte dos equipamentos adquiridosA Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está recebendo recursos tecnológicos com vistas à implementação de laboratórios de informática e específicos para diferentes cursos. A iniciativa vem consolidar o compromisso assumido pela atual gestão em oferecer melhores condições de aprendizagem aos alunos, com laboratórios bem estruturados, onde são realizadas as aulas práticas dos diferentes cursos ofertados pela instituição.

Dentre esses recursos adquiridos destacam-se equipamentos de informática, equipamentos para laboratórios específicos, além de mobiliário, vidrarias, reagentes, material de expediente, acervo e outros, que estão sendo entregues também para os 25 Polos de Apoio Presencial, onde funcionam os cursos técnicos. Vale ressaltar que esses  equipamentos fazem parte do convênio da Uema com o MEC/FNDE para implementação dos cursos técnicos: Alimentos, Informática, Controle Ambiental, Segurança do Trabalho, Meteorologia, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Guia de Turismo, Redes de Computadores, Planejamento e Gestão de TI, Contabilidade e Serviços Públicos.

A professora Eliza Flora, que coordena o programa dos cursos técnicos e a responsável pela distribuição destes materiais, explica que a definição e destinação dos mesmos obedecem aos Projetos Pedagógicos dos cursos. “Cada curso tem o seu Projeto Pedagógico, onde foi previsto os equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento das atividades práticas. Com base na oferta dos cursos os Polos também são beneficiados”, afirmou.

Dentre o que já foi entregue, Eliza destaca equipamentos para os laboratórios de informática (computadores, “data shows, tela de projeção, televisor 42”, estabilizadores, estantes, swith 24 portas, impressora multifuncional laser, patch panel e outros). “Para 10 polos estão sendo entregues laboratórios de Segurança do Trabalho; Para o Polo de São Bento 01 laboratório de Alimentos; para o CCT foram entregues equipamentos para implantação de um laboratório de Canteiro de Obras, um laboratório de Segurança do Trabalho e um laboratório de Mecânica Automotiva. Para o Curso de Arquitetura um laboratório de Desenho destinado ao Curso de Edificações”, apontou.

Além disso, a professora revela que foram entregues ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), um conjunto de equipamentos para os laboratórios de Química, Biologia, Geografia Urbana e Rural, Geociências, Geoprocessamento e Educação, tais como: cadeiras para bancadas, ventiladores, autoclave, balança semi-analítica, balança analítica, banho maria, câmara de fluxo laminar, capela de exaustão, capela de fluxo, centrífuga, condutivímetro, espectofômetro, estufa esterilização, fotocolorímetro, incubadora B.D.O. Mantas aquecedoras, Medidor de Oxigênio, Microscópio binocular, pHMetro AT-315, GPS e outros.

Para a coordenadora do Curso Técnico em Controle Ambiental, Karina Pinheiro, os novos equipamentos serão fundamentais no processo de ensino/aprendizagem no que diz respeito às aulas práticas realizadas em laboratórios. “Estes equipamentos serão extremamente necessários na realização das atividades práticas das disciplinas, em que o aluno terá a oportunidade de vivenciar os conteúdos trabalhados no ambiente pelo professor, e, especificamente, realizar atividades de caracterização do meio e controle dos impactos ambientais”, destaca.

Os laboratórios de Química, Biologia e Geociências, que já possuíam uma boa estrutura, passaram a funcionar melhor com os novos equipamentos. “Os laboratórios já possuem uma estrutura e já são utilizados pelos cursos de graduação. Desta forma, estes ambientes estão sendo beneficiados com os equipamentos, não é que eles não necessitem, muito pelo contrário, os equipamentos que chegaram irão atender uma demanda, tanto dos cursos de graduação como dos cursos técnicos, sendo melhor estruturados, com equipamentos novos, e com outros não existentes nestes laboratórios”, explica Karina.

Com a aquisição de novos equipamentos, os estudantes da Uema terão a oportunidade de vivenciar melhor a relação da teoria com a prática. Pela natureza dos cursos técnicos a distância e pela programação estabelecida pela Universidade Estadual do Maranhão é de fundamental importância a realização de aulas práticas e o uso de recursos tecnológicos.