Darcy Ribeiro encerra primeiro final de semana do Seletivo Docente

Por em 19 de agosto de 2013

O primeiro final de semana (dias 17 e 18) do Seletivo foi encerrado com muita tranquilidade. Haverá provas também nos próximos dias 24 e 25. Mais de 400 candidatos concorrem às vagas para professores temporários do Programa. Também nos dias 17 e 18, o Darcy Ribeiro iniciou a Seleção Pública Simplificada destinada à formação de cadastro de reserva para professor temporário. Um total de 411 candidatos dos Estados do Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal se inscreveram no Seletivo.

Este é o 13º Seletivo Docente realizado pelo Programa Darcy Ribeiro e o terceiro feito em parceria com o Instituto Superior de Educação Continuada- ISEC.

Segundo a Coordenadora do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento do ISEC, Solange Lima, a cada ano o Processo Seletivo está sendo enriquecido.“Buscamos aprimorar o processo a cada ano. Sempre avaliamos os concursos anteriores e buscamos dar mais qualidade e agilidade ao próximo”, disse Solange.

A Seleção Pública Simplificada do Darcy Ribeiro conta com mais de 120 bancas examinadoras, constituídas de professores mestres e doutores.

Para o Coordenador da Seleção Pública Simplificada do Darcy Ribeiro, César Borralho, os seletivos do Programa são marcados pelo critério rigoroso de avaliação e transparência no processo. Ele destacou o crescente nível dos candidatos. “O Programa Darcy Ribeiro visa a qualidade do ensino e, com docentes tão qualificados concorrendo ao seletivo, a educação no Estado tende a se elevar cada vez mais”, afirmou.

Concorrência

A disciplina mais concorrida do Seletivo foi “Educação Especial”, com 84 inscritos. E a rota mais disputada foi a Babaçu – cujos polos abrangem os municípios de Codó, Coelho Neto, Timon e São Mateus do Maranhão – onde 104 candidatos concorrem a 46 vagas.

Provas

Neste ano, as provas do Seletivo estão sendo realizadas no Centro de Ensino Paulo VI, Unidade 203, Avenida 203 – Campus da UEMA. (Circunvizinho à UEMA – sentido esquerdo do portão principal da Instituição).

A candidata Fernanda Oliveira, de São Luís, fez questão de conferir o local da prova com antecedência para que não houvesse nenhum contratempo no dia de sua avaliação.

“Conferi o local de prova com antecedência, testei todos os recursos que irei usar em minha apresentação e ainda imprimi meus slides. Caso haja algum problema de última hora, minha aula não pode ser prejudicada”, disse a candidata que concorre para a disciplina “Educação Especial”.

Janilde de Melo Nascimento revisando o conteúdo antes de sua prova didática

Para Janilde de Melo Nascimento, que concorre a uma vaga para a disciplina de Morfologia e Anatomia Vegetal , esse é um passo fundamental para a carreira docente e, por isso, é um momento que deve ser tratado com muita responsabilidade. “Estudei muito para minha prova e creio que estou preparada para esse momento”, disse.

Resultado

O resultado final será divulgado até a primeira quinzena de Setembro; onde os docentes aprovados serão chamados gradativamente.

Por: Walline Alves