Darcy Ribeiro encerra Seletivo Docente para contratação de professor temporário

Por em 26 de agosto de 2013

Foi encerrada neste domingo (25), a Seleção Pública Simplificada destinada à formação de cadastro de reserva para professor temporário do Programa Darcy Ribeiro.

O Seletivo, que visou preencher vagas para 34 disciplinas do Programa, teve um total de 411 candidatos inscritos dos Estados Maranhão, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Pernambuco.

O resultado final tem previsão para ser divulgado até a primeira quinzena de setembro, onde os docentes aprovados serão chamados gradativamente.

Provas

Durante a seleção, os candidatos ministraram uma aula expositiva, sobre o tema sorteado previamente, para que a banca examinadora verificasse o desempenho pedagógico e o conteúdo da disciplina.

Para o professor Luiz Alberto Falcão Filho, que concorre para a disciplina Mundo Contemporâneo, a prova didática é importante para que os avaliadores possam conhecer o potencial dos candidatos, além de ser um bom momento para o docente atualizar a metodologia de ensino: “Um seletivo como esse, da seriedade que tem, faz com que busquemos novas instruções e melhorar a nossa didática, e quem tem a ganhar com isso são os alunos do Darcy Ribeiro”, afirma o professor.

O candidato Jamerson Ramos, concorrente à vaga da disciplina Fundamentos da Física Geral, destacou o rigor da banca, mas demonstrou-se confiante na aprovação: “Apesar de toda exigência por parte dos avaliadores, estou com uma boa expectativa, pois estudei intensamente os temas, fiz todas as notas de aula, além de cronometrar o tempo da apresentação, para que tudo ocorresse sem nenhum contratempo”, destacou Jamerson.

Muitos candidatos, porém, foram desclassificados por não apresentarem a aula no tempo mínimo estabelecido. De acordo com a Coordenadora do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento do ISEC, Solange Lima, a rigorosa avaliação feita pela banca é essencial para a escolha dos futuros docentes: “Esses candidatos vão transmitir conhecimento e para isso é necessário ter domínio do conteúdo e da técnica, então é muito importante esse rigor para que possamos selecionar os melhores para ministrarem aulas no Darcy Ribeiro”, esclareceu.

Segundo a Supervisora da Seleção Pública Simplificada do Darcy Ribeiro, Natarsha Amaral, o seletivo teve um grande número de inscrições de mestres, doutores e até pós-doutores, o que contribui de forma positiva para o Programa. “Quanto mais qualificado um professor for para a sala de aula, melhor será para educação dos nossos acadêmicos. Por isso primamos com esse seletivo por candidatos de qualidade, já que buscamos formar profissionais de excelência”, afirmou.

Concorrência

A disciplina mais concorrida do Seletivo foi “Educação Especial”, com 84 inscritos. E a rota mais disputada foi a Babaçu – cujos polos abrangem os municípios de Codó, Coelho Neto, Timon e São Mateus do Maranhão – onde 104 candidatos concorrem a 46 vagas.