Darcy Ribeiro inicia Seletivo Docente nesse sábado


Por em 17 de agosto de 2013



O certame acontecerá neste e no próximo final de semana, em São Luís. Mais de 400 candidatos oriundos de seis estados concorrem às vagas para professores temporários do Programa.

O Programa Darcy Ribeiro da Universidade Estadual do Maranhão iniciou nesse sábado, 17, a Seleção Pública Simplificada destinada à formação de cadastro de reserva para eventual preenchimento de vagas para professor temporário.

Um total de 411 candidatos dos estados do Maranhão, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Pernambuco, se inscreveram no Seletivo. As provas acontecem nos dias 17 e 18 e 24 e 25 de Agosto, em São Luís.

Este é o 13º Seletivo Docente realizado pelo Programa Darcy Ribeiro e o terceiro feito em parceria com o Instituto Superior de Educação Continuada- ISEC.

Segundo a Coordenadora do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento do ISEC, Solange Lima, a cada ano o Processo Seletivo está sendo enriquecido.

“Buscamos aprimorar o processo seletivo a cada ano. Sempre avaliamos os concursos anteriores e buscamos dar mais qualidade e agilidade ao próximo”, disse Solange.

A Seleção Pública Simplificada do Darcy Ribeiro conta com mais de 120 bancas examinadoras, constituídas de professores mestres e doutores.

Para o Coordenador da Seleção Pública Simplificada do Darcy Ribeiro, César Borralho, os seletivos do Programa são marcados pelo critério rigoroso de avaliação e transparência no processo. Ele destacou ainda o crescente nível dos candidatos. “O Programa Darcy Ribeiro visa a qualidade do ensino e, com docentes tão qualificados concorrendo ao seletivo, a educação no Estado tende a se elevar cada vez mais”, afirmou.

Concorrência    

A disciplina mais concorrida do Seletivo foi “Educação Especial”, com 84 inscritos. E a rota mais disputada foi a Babaçu – cujos polos abrangem os municípios de Codó, Coelho Neto, Timon e São Mateus do Maranhão – onde 104 candidatos concorrem a 46 vagas.

 

As provas

Neste ano, as provas do Seletivo estão sendo realizadas no Centro de Ensino Paulo VI, Unidade 203, Avenida 203 – Campus da UEMA. (Circunvizinho à UEMA – sentido esquerdo do portão principal da Instituição).

A candidata Fernanda Oliveira, de São Luís, fez questão de conferir o local da prova com antecedência para que não houvesse nenhum contratempo no dia de sua avaliação.

“Conferi o local de prova com antecedência, testei todos os recursos que irei usar em minha apresentação e ainda imprimi meus slides. Caso haja algum problema de última hora, minha aula não pode ser prejudicada”, disse a candidata que concorre para a disciplina “Educação Especial”.

Para Janilde de Melo Nascimento, que concorre a uma vaga para a disciplina de Morfologia e Anatomia Vegetal , esse é um passo fundamental para a carreira docente e, por isso, é um momento que deve ser tratado com muita responsabilidade. “Estudei muito para minha prova e creio que estou preparada para esse momento”, disse.

Resultado

O resultado final será divulgado até a primeira quinzena de Setembro; onde os docentes aprovados serão chamados gradativamente.

Por: Walline Alves



Últimas Postagens - Array /