Equipe Bumba Meu Baja apresenta os resultados obtidos na Competição SAE Brasil

Por em 21 de agosto de 2013

A Equipe Bumba Meu Baja do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou, na manhã de hoje (21), a 1º Exposição de Resultados do Grupo na Competição Baja SAE Brasil, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

O evento contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Vânia Lourdes Martins que, na oportunidade, representou o reitor José Augusto Oliveira; do coordenador de Projetos do Nutenge, Denner Guilhon; do deputado Estadual Zé Carlos; bem como de professores, alunos e convidados.

Além de apresentar os resultados do projeto, a exposição teve por objetivo celebrar e agradecer os parceiros que contribuíram para concretização do trabalho. Na ocasião também houve a entrega de placas honrosas.

A Equipe Bumba Meu Baja, formada por 20 estudantes, sob a orientação da professora Maria Amália Castro, trabalharam na concepção e construção de um veículo automobilístico, do tipo off-road, a fim de participarem da 19ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras, que aconteceu em março, em Piracicaba (São Paulo).

O grupo obteve o 1° lugar na categoria "Espírito de Equipe" e a 9ª na Etapa Nordeste, realizada em novembro de 2012, na Bahia. Na disputa nacional, em 2013, obteve êxito nos testes de segurança e motor.

A professora Vânia Lourdes Martins, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância que a Uema dá a projetos como esse, e parabenizou os alunos pelo esforço dedicado. “Para nós é uma grande satisfação ver a forma como vocês desenvolveram este projeto. O nosso grande agradecimento aos parceiros, aos professores e aos alunos, nós consideramos esse envolvimento como sendo a nossa prática acadêmica, que vai além de levar o nome da universidade, leva o nome de vocês para frente e sempre, parabéns por isso”, apontou.

O estudante Carlos Santana de Oliveira afirmou que o projeto proporcionou a oportunidade de se sentirem parte de uma empresa. “Um projeto como este dá oportunidade dos alunos vivenciarem uma estrutura organizacional de empresa. Nós temos coordenações, que vão desde marketing à estrutura física do carro. Essa vivência favorece todo este ganho, colocar em prática os conhecimentos que a gente adquire aqui na universidade.”

Sobre a evolução do grupo, Carlos destacou: “Evoluímos muito em conhecimento teórico e prático, como organizacional. Hoje, nós já temos uma equipe bem mais madura, mais familiarizada. O resultado disso, é que antes na primeira competição nós só tínhamos uma gaiola e ganhamos o prêmio de espírito de equipe e, agora, em 2013, conseguimos participar na competição nacional com o primeiro veiculo pronto”.

A Competição – foi criada, inicialmente, pela SAE International, em 1972, com a finalidade de despertar junto aos alunos dos Cursos de Engenharia Mecânica, o interesse pelo projeto e construção de autoveículos.  Tem sido um importante fator na preparação de profissionais para atuar junto à indústria automobilística, tanto formando pessoal técnico para trabalhar junto às montadoras, quanto para os que se destinam às indústrias de autopeças.

O trabalho consiste em projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando sua viabilidade comercial ao público entusiasta e não profissional; por esse motivo o veículo deve ser atrativo ao mercado consumidor pelo seu visual, desempenho, segurança, confiabilidade e facilidade de operação e manutenção. O veículo deve ser capaz de operar seguramente sobre terrenos acidentados, incluindo pedras, areia, troncos de árvore, lama, grandes inclinações e lâminas de água em todas e quaisquer combinações e condições climáticas, sem sofrer grandes danos.

• Últimas Postagens