Inscrições para o Prêmio Fapema 2013 terminam amanhã

Por em 1 de agosto de 2013

Os interessados em participar do Prêmio Fapema 2013 têm até amanhã (2), para inscrevem seus trabalhos. Poderão participar estudantes do ensino fundamental, médio, de graduação, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social, inventores locais e mestres do saber popular. O valor das premiações varia de R$ 2.000,00 a R$ 10.000,00.

O Prêmio Fapema, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), é pioneiro no Norte/Nordeste e um dos maiores do país.

O objetivo é estimular e incentivar o pesquisador a desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento do Maranhão e para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como a popularização da ciência e tecnologia, mostrando como a vida de cada um depende das descobertas científicas e suas aplicações tecnológicas.

Este ano, o prêmio tem como tema “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”. Os trabalhos concorrentes ao Prêmio, contudo, não precisam estar atrelados à temática da premiação

A íntegra do edital está disponível no site da fundação, no endereço www.fapema.br.

Categorias

1 – PESQUISADOR JÚNIOR – Destinado aos alunos do ensino médio ou técnico de Instituições de Educação Básica do Estado do Maranhão, que estejam envolvidos em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor/pesquisador. O prêmio será concedido nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Saúde. Valor da premiação: R$ 2 mil.

2 – JOVEM CIENTISTA – Destinado aos alunos de iniciação cientifica regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão, sob a orientação de um pesquisador. O prêmio contemplará tanto o aluno como o orientador nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Saúde.  Valor da premiação: R$ 2.200.

3 – DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – Destinado aos  alunos  de  mestrado  que tenham  concluído  o  curso  entre  julho  de  2012  e  junho  de  2013,  em Programas  de  Pós-graduação de    Instituições  de  Ensino  Superior  e/ou Pesquisa sediadas  no Estado do Maranhão. O prêmio, contemplará tanto o aluno como o orientador que atuam nas áreas de  Ciências  Agrárias;  Ciências Biológicas;  Ciências  Exatas e Engenharias; Ciências Humanas  e  Sociais;  e  Ciências  da Saúde.  Valor da premiação: R$ 3 mil.

4 – TESE DE DOUTORADO – Destinado aos alunos de doutorado que tenham concluído o curso entre julho de 2012 e junho de 2013, em Programas de Pós-graduação de Instituições de ensino Superior ou Pesquisa, preferencialmente sediadas no Estado do Maranhão. O prêmio contemplará tanto o aluno como o orientador, nas áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e engenharias; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Saúde. Valor da premiação: R$ 5 mil.

5 – PESQUISADOR SÊNIOR – O prêmio será concedido ao trabalho com maior pontuação (1º Lugar) produzido por pesquisadores doutores que tenham atuado por pelo menos cinco anos,  no  desenvolvimento  de  trabalhos  cientifico – tecnológicos, em Instituições de Ensino  Superior  ou  Pesquisa do Estado do Maranhão. A premiação será outorgada nas áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências da Saúde. Valor da premiação: R$ 10 mil.

6 – DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – O prêmio será concedido ao trabalho com maior pontuação (1º Lugar) produzido por profissionais graduados em Comunicação Social, que tenham desenvolvido matérias voltadas à divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação, considerando as modalidades: Jornalismo Impresso; Radio Jornalismo; Telejornalismo; Jornalismo Eletrônico. Valor da premiação: R$ 4 mil.

7 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – O prêmio será concedido ao trabalho com maior pontuação a pesquisadores ou inventores detentores de inventos protegidos e, preferencialmente, em fase de transferência de tecnologia para uso pela sociedade. Valor da premiação: R$ 5 mil.

8 – DESENVOLVIMENTO HUMANO e PRESERVAÇÃO DOS BENS IMATERIAIS (PATRIMÔNIO INTANGÍVEL) – Esta categoria premiará iniciativas da sociedade, cujos atores desenvolvam conhecimentos não acadêmicos e assistemáticos, pautados pela experiência cotidiana. Nesta categoria, podem se inscrever pessoas de todas as áreas profissionais ou mesmo os chamados mestres dos ‘saberes populares’. Valor da premiação: R$ 5 mil.

9 – EMPRESA INOVADORA  –  Premiará iniciativas de inovação nas empresas maranhenses, que serão consideradas como inovadoras as que tenham implantado uma inovação de produto, processo, marketing ou organizacional.  Valor da premiação: R$ 5 mil.