Livro sobre plantas silvestres foi lançado na Lagoa da Jansen

Por em 21 de agosto de 2013

O reitor José Augusto Silva Oliveira participou, nessa terça-feira (20), à noite, na Lagoa da Jansen, do lançamento do livro “Flores Silvestres da Lagoa da Jansen”, de autoria da professora aposentada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Antonia Lima Oliveira; prefácio do professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Sofiane Labidi e fotografias de Paulo Socha.

Na ocasião, o professor José Augusto enalteceu as pesquisas realizadas pela professora Antonia, declarando admiração pelo seu trabalho. “Permitam-me louvar a autora, que hoje apresenta e disponibiliza para a sociedade o fruto de seu trabalho acadêmico. Compreendo a importância deste momento singular em sua vida. Imagino as dificuldades, a persistência para tornar este momento possível. Percebo a sua alegria”, disse o reitor. Ele ainda declarou: “Ouso afirmar a todos que, após a leitura deste liuvro, certamente sua visão do mundo e da vida não será mais a mesma”.

Conforme explica professora Antonia Lima, o livro significa a expressão e a sensibilidade de uma pesquisadora da flora que se preocupa com sua extinção. “Meu livro pode ser utilizado como fonte de conhecimento, no sentido de que as pessoas compreendam a real importância da natureza ao seu redor”, esclarece Antonia.

A solenidade, que contou com a presença de membros da Academia Maranhense de Letras, de professores e ex-professores da Uema, de convidados e familiares foi marcada, essencialmente, por encontro de amigos.

A obra apresenta algumas das espécies de plantas silvestres encontradas no entorno da Lagoa da Jansen, localizada no quadrante noroeste do município de São Luis, aproximadamente quatro quilômetros do Centro Histórico.

As flores foram coletadas e fotografadas durante caminhadas pelo entorno da Lagoa e foram identificadas, aproximadamente 20 famílias e 64 espécies. Vale destacar, que muitas dessas espécies coletadas ainda não foram identificadas, como explica a pesquisadora. “Algumas espécies ficaram sem as estruturas que possibilitassem sua identificação e estão representadas no meu livro justamente para que eu não esqueça de identificá-las tão logo venham as chuvas e voltem a florescer”.

SEMANA DA CULTURA – Ainda na noite de ontem, a convite da secretária da Cultura, Olga Simão, o professor José Augusto participou do Café Literário, que contou com a palestra do professor pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande, José Mário da Silva Branco, sobre a obra literária de Luis Augusto Cassas, no teatro Odylo Costa Filho-Praia Grande. Na oportunidade, Cassas autografou o livro “A Poesia Sou Eu” – poesia reunida –, para mais de 150 convidados.