Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca da Uema é aprovado pela Capes

Por em 8 de agosto de 2013

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, nesta quinta-feira (8), o Mestrado Acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O objetivo do curso é formar profissionais em recursos aquáticos e pesca, engajados na docência e na pesquisa científica relacionadas à bioecologia dos recursos pesqueiros e às formas de monitoramento, manejo e educação ambiental, direcionados para os recursos aquáticos e pesca.

O curso beneficiará a sociedade em temas atuais, como: avaliação e gestão de recursos pesqueiros marinhos e estuarinos; conservação e controle de qualidade do pescado; estudos de impacto ambiental de iniciativas de pesca e Educação Ambiental para comunidades pesqueiras.

O curso aprovado contém uma “área de concentração” (recursos pesqueiros) e três linhas de pesquisas: Biomonitoramento e gestão de recursos pesqueiros; Produção pesqueira e educação ambiental em comunidades de Pescadores; e Bioecologia de recursos aquáticos e qualidade do pescado.

O curso conta com dez professores permanentes, que pertencem ao Departamento de Química e Biologia, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen); Departamento de Química e Biologia, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC); Curso de Engenharia de Pesca, Centro de Ciências Agrárias (CCA); Departamento de Oceanografia e Limnologia e Departamento de Biologia, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ).

No quadro de colaboradores do Mestrado constam dois professores pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (Campus de Bragança), da Universidade Federal do Pará. O corpo docente é composto pelos seguintes professores: Audalio Rebelo Torres Junior, Carlos Riedel Porto Carreiro, Débora Martins Silva Santos, Elmary da Costa Fraga, Erivania Gomes Teixeira, Maria Claudene Barros, Nivaldo Magalhães Piorski, Péricles Sena do Rego, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, Rosangela Paula Teixeira Lessa, Thales Passos de Andrade, Zafira da Silva de Almeida.

De acordo com a coordenadora do curso, Raimunda Fortes, “esse curso de mestrado contribuirá com a dinâmica econômica maranhense, que vem sendo influenciada pela chegada de grandes empreendimentos de importância nacional em associação com iniciativas governamentais na área de infraestrutura regional que afetam diretamente os recursos aquáticos e a pesca”, destacou.

Confira as novas propostas profissionais!