Novas soluções de produção animal e formação de empresas juniores são destaques no segundo dia de atividades da Semana de Ciências Agrárias

Por em 30 de agosto de 2013

A II Semana Acadêmica das Ciências Agrárias, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), apresentou em seu segundo dia (29), uma série de atividades que envolveram alunos, pesquisadores e demais interessados em discutir propostas e soluções para a produção qualitativa e quantitativa de produtos de origem animal e vegetal.

Pela manhã foram apresentadas mais de seis palestras de diversos assuntos relacionados à produção agropecuária, dentre elas “Soluções Tecnológicas para a Produção Animal Sustentável”, ministrada pelo professor José Neuman Miranda Neiva, da Universidade Federal do Tocantins (UFTO). A palestra abordou como soluções tecnológicas podem ser favoráveis na produção, sem causar danos ao meio ambiente e de forma lucrativa, mostrando que é possível recuperar pastagens, aumentando a quantidade de produção.

“O investimento é grande, mas o retorno é cinco vezes maior. A visão que temos é que a produção animal de hoje, tem que parar de ser encarada como se ela fosse feita à custa do desmatamento, e isso é ultrapassado. A produção animal não depende mais de se desmatar áreas, mas sim de recuperar e aproveitar melhor o que já está desmatado” destacou José Neuman que, ainda, apresentou as vantagens para o produtor maranhense. “A situação do Maranhão é privilegiada em questões climáticas e com isso, tem um potencial enorme de produzir. O produtor daqui não tem que ter dúvidas, tem que usar tecnologia, porque as condições climáticas são as mais favoráveis possíveis e, com essa prosperidade, é possível colocar o produtor maranhense em novos mercados” ressaltou.

Durante a tarde, o evento contou com minicursos que aconteceram simultaneamente no Convento das Mercês e no prédio do Curso de Arquitetura da Uema e, também, com a palestra “Incubadora de empresa: funcionamento, vantagens e perspectivas”, ministrada pela Gerente da Incubara de Empresas da base tecnológica da Ufma, Rosely Fonte Grisotto. A palestra reuniu professores e alunos que, na ocasião, apresentaram ideias de projetos de empresas juniores que, futuramente, poderão ser aproveitadas como propostas de Incubadora na Uema.

Em fevereiro deste ano, o Sebrae promoveu um Workshop de Incubadoras que contou com a participação de representantes de várias instituições do estado e, a partir desse evento, foram promovidas reuniões a fim de discutir a criação de Incubadoras nas IES. A diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, pontuou que é preciso ter na universidade um espaço que proporcione a parceria entre empresas juniores dos cursos da Uema, como as já existentes de Administração, Engenharia e Pesca, Medicina Veterinária, entre outros, e também estimular o desenvolvimento de novos projetos possíveis de formação de empresas.

A II Semana Acadêmica das Ciências Agrárias segue com sua programação até hoje (30) com minicursos e exposição de trabalhos.