Novos estagiários de enfermagem recebem orientação pela Divisão de Estágio e Monitoria

Por em 13 de agosto de 2013

Aconteceu nesta terça-feira (13), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a recepção aos alunos do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Enfermagem.

O encontro contou com a participação da pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha; da chefe da Divisão de Estágio e Monitoria, Conceição de Maria Neiva Pachêco; do coordenador de Estágio e Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde, Marcus Vinícius Viegas Lima; da enfermeira Myrella Neiva; supervisores e preceptores de enfermagem e acadêmicos do 8º período dos curso dos Centros de Estudos Superiores de Balsas (Cesba), Grajaú (Cesgra), Santa Inês (Cessin) e Itapecuru-Mirim (Cesita).

A professora Auxiliadora deu as boas-vindas aos acadêmicos em um momento de descontração e acolhimento, destacando a importância deste momento como uma oportunidade de praticar o que vêem em salas de aula, como teoria. “É uma oportunidade a mais para conhecer a complexidade dos hospitais de São Luís que, em geral, não tem nos outros municípios, além do acompanhamento. Aqui nós já temos uma equipe montada que dá respaldo a esse trabalho que é feito pela Divisão de Estágio”, disse a pró-reitora.

Durante a recepção, Marcus Vinícius ministrou a palestra “Estágio e Pesquisa”, que abordou a dinâmica do estágio como acontece hoje, na Secretaria de Estado da Saúde, baseando na Lei Federal de Estágio nº 11.788 de 2008 e na portaria estadual nº 232 de 2010.  A palestra teve como objetivo esclarecer aos novos estagiários quais as normas da Secretaria, em relação a estágio. Marcus Vinícius ainda explicou como funciona esse processo: “A dinâmica é simples, a Universidade encaminha os estagiários para nós, que temos uma base de dados e, através dessa base, entramos em contato com a direção dos hospitais para ver se existe possibilidade ou não para o encaminhamento do grupo de estágio”, destacou o coordenador.

Serão divididos grupos de 3 a 4 alunos, com uma jornada diária de 6 horas, de segunda a sexta-feira, conforme o calendário acadêmico. São competências do estagiário: respeitar os horários de estágio, sendo das 7h às 13h e 13h às 19h, cumprir os planos de estágio com assiduidade, participar das atividades estabelecidas pelo preceptor e concluir a programação do estágio dentro prazo estabelecido.

Os hospitais, que os alunos irão atuar, são: Carlos Macieira, UPA Itaqui – Bacanga, Juvêncio Matos, Hospital da Criança, Hospital Geral, Presidente Vargas e Maternidade Marly Sarney.

Tarcísio Nélio Cunha Mendes é o único estudante do Curso de Enfermagem, de Itapecuru-Mirim, que vai atuar com um grupo de Grajaú. O acadêmico não esconde o entusiasmo em realizar seu estágio na cidade de São Luís e comenta: “Esse momento é muito especial para mim, primeiro por estar vindo de Itapecuru-Mirim para realizar o estágio em São Luís e, também, por ser um momento difícil, pelo fato de eu estar com uma turma que não é a minha, no caso Grajaú. Mas, ao mesmo tempo, também é excitante estudar o que eu já aprendi na teoria e, agora, realizar na prática dentro de um dos hospitais mais disputados pelas instituições, que é Marly Sarney”.

As áreas a serem alcançadas serão: Enfermagem da Saúde do Adulto; Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem da Saúde da Mulher e do Recém-nascido; Urgência e Emergência; Administração em Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Perioperatório.