Palestras iniciam abertura oficial do II EALLE

Por em 28 de agosto de 2013

Aconteceu na noite dessa terça-feira (27), a solenidade de abertura do II Encontro Acadêmico Ludovicense de Língua Espanhola (EALLE), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento tem como objetivo estimular a pesquisa sobre Língua Espanhola com o propósito de conceber uma prática pedagógica com bases sólidas, através de um ambiente de atividades propícias.

A mesa de abertura contou com a participação da pró-reitora de Graduação (PROG), Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; do professor Fernando Bezerra, representando a diretora do Cecen; da diretora do Curso de Letras, Creusimar Leitão Siqueira; do presidente da Academia Brasileira de Filologia, Antonio Martins de Araújo; da professora de Língua Espanhol, Jeane Sousa da Silva; e do componente da coordenação de alunos do II EALLE, Mailson Rodrigues.

Os membros da mesa parabenizaram a comissão organizadora, composta pelos alunos do Curso de Letras da Uema, destacando o seu empenho e vitalidade ao dar continuidade a um evento como este. Em sua segunda edição, o EALLE apresenta uma discussão e promoção das ideias do encontro, como explica Mailson Ferreira Rodrigues, estudante do 8º período do Curso de Letras – Licenciatura em Língua Espanhola e Língua Portuguesa: “No primeiro encontro nós tivemos uma visão muito empolgada com a língua espanhola e com a valorização do elemento estrangeiro, e talvez tenhamos pecado com a promoção exagerada do estrangeiro. Já esta edição vem com uma moderação desse ponto de vista maior. Nós pensamos o ensino da língua estrangeira mas, também, considerando aquilo que o aprendiz deve ter de sua localidade, fazendo uma construção conjunta de  modo a resultar em um aprendizado que não venha a alienar os alunos e, sim, reconhecê-los”, destacou o estudante.

A solenidade de abertura também contou com as palestras “Aluísio Azevedo romancista, um demolidor de preconceitos” e “Tiempos verbales em Español”, proferidas, respectivamente, pelo presidente da Academia Brasileira de Filologia, Antonio Martins e pela professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Luizete Guimarães Barros.

Na primeira palestra, o professor Antonio Martins fez um breve relato das experiências vividas por Aluísio Azevedo, durante o exercício de sua diplomacia em algumas cidades espanholas.

Já na segunda palestra, a professora Luizete Barros, faz uma análise, do ponto de vista didático, das unidades propostas para “Curso de Introdução à língua espanhol para brasileiros”, da professora Fátima Cabral Bruno, da Universidade de São Paulo (USP). “O estudo do tempo verbal é um tema que eu venho investigando desde o meu doutorado em 1988, na UFRJ. Nessa abordagem, eu tratei mais sobre o ponto de vista didático, partindo da ideia de que os métodos do ensino de espanhol são feitos com uma graduação que, por sua vez, exige uma sequência. No caso da coleção Hacia El Español, proposto pela professora Fátima Cabral Bruno, o aluno estuda, no primeiro ano, a morfologia verbal do presente, na segunda unidade estariam as formas do passado e, por fim, na terceira unidade o futuro. Essa divisão facilita muito o aprendizado e conhecimento”, explicou Luizete Barros.

O evento acontece até o dia 30 de agosto, conta com uma série de atividades que inclui trabalhos com alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de São Luís, palestras, minicursos, recital de poemas, entre outros.