Pesquisa sobre flores silvestres da Lagoa da Jansen se torna livro

Por em 15 de agosto de 2013

As flores silvestres são espécies das florestas tropicais, onde são abundantes e de grande importância ecológica. Entretanto, têm sido negligenciadas em estudos florísticos e fitossociológicos, como explica a pesquisadora e professora aposentada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Antonia Lima Oliveira, em seu livro “Flores Silvestre da Lagoa da Jansen”.

A obra apresenta algumas das espécies de plantas silvestres encontradas no entorno da Lagoa da Jansen, localizada no quadrante noroeste do Município de São Luis, aproximadamente a quatro quilômetros do Centro Histórico, e cercada pelos bairros do São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta da Areia e Ponta do Farol.

De acordo com a pesquisadora, algumas dessas espécies sofrem com as construções comerciais chegando até ao desaparecimento de muitas flores. “Os problemas ambientais de São Luis vêm crescendo muito rápido, como consequência de várias alterações nas paisagens urbanas, como podem ser vistas, inclusive no local onde hoje é o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, como uma área de manguezal cortada pelo igarapé da Jansen, aterrada pelas construções comerciais, dentre eles, conjuntos habitacionais, ciclovias, playground, quadras de tênis, concha acústica, entre outros, que foram implantados, transformando a área no maior polo turístico de São Luis, embora os contrastes sociais estejam muito bem representados pela presença de construções modernas ao lado de casas bem humildes”, destacou Antonia Oliveira.

As flores foram coletadas e fotografadas durante caminhadas pelo entorno da Lagoa e foram identificadas, aproximadamente 20 famílias e 64 espécies, que hoje estão herborizadas no Herbário da Uema. Vale destacar, que muitas espécies coletadas ainda não foram identificadas, como complementa a pesquisadora. “Algumas espécies ficaram sem as estruturas que possibilitassem sua identificação e estão representadas no meu livro justamente para que eu não esqueça de identificá-las tão logo venham as chuvas e voltem a florescer”, explica.

O livro “Flores Silvestre da Lagoa da Jansen” será lançado na próxima terça-feira (20), às 18h, na Av. Prof. Mário Meireles, esquina com Rouxinóis, Lagoa da Jansen (ao lado do Espaço Bumba-Boi)

Sobre a autora

Antonia Lima Oliveira, maranhense, engenheira agrônoma, formada pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Ciências pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Professora adjunta aposentada pela Uema, onde lecionou as disciplinas de “Agricultura, Ecologia e Paisagismo”, no Curso de Agronomia e “Fundamentos de Ciências do Ambiente”, nos cursos de Engenharia Civil e Mecânica. Realizou projetos Paisagísticos e ministrou cursos de paisagismo e jardinagem à comunidade. Presidiu o 2º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em São Luis, foi consultora do Sebrae, na área de flores tropicais. Autora do livro Flores e Plantas Ornamentais de São Luis e, realiza atualmente, o projetos de recuperação de áreas degradadas e paisagismo.