Preceptores de enfermagem são capacitados na Uema

Por em 9 de agosto de 2013

A Pró-Reitoria de Graduação (PROG), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Divisão de Estágio e Monitoria (DEM) realizou, na tarde da última sexta-feira (9), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a Capacitação dos Preceptores de Enfermagem.

A capacitação foi realizada pela enfermeira, Myrela Neiva, coordenadora geral de Estágio Curricular e contou com a participação da chefe de Divisão de Estágio e Monitoria, Conceição de Maria Neiva Pachêco, no qual, 24 enfermeiros participaram da apresentação.

O objetivo da Capacitação foi sistematizar atividades e padronizar as ações dos preceptores durante o estágio curricular obrigatório dos alunos do Curso de Enfermagem do 8º período dos Centros de Estudos Superiores de Balsas, Grajaú, Santa Inês e Itapecuru.

Os preceptores irão acompanhar 64 alunos do Curso de Enfermagem que serão distribuídos em grupos e desenvolverão o estágio curricular obrigatório de alta complexidade.

As áreas a serem alcançadas serão: Enfermagem da Saúde do Adulto; Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente; Enfermagem da Saúde da Mulher e do Recém-nascido; Urgência e Emergência; Administração em Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Perioperatório.

O estágio será realizado nos hospitais: Carlos Macieira, Maternidade Marly Sarney, UPA Itaqui – Bacanga, Juvêncio Matos, Hospital da Criança, Hospital Geral e Presidente Vargas.

A DEM vem trabalhando para garantir que as ações desenvolvidas durante o estágio curricular obrigatório se tornem mais eficientes e eficazes, otimizando a práxis dos acadêmicos.

Amanhã (13), a partir das 14h, a PROG irá recepcionar os alunos dos respectivas Centros, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), com a presença da Pró-Reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha e do Coordenador de Estágio e Pesquisa da Secretaria de Saúde – SES, Marcus Vinícius Viegas.

Ocorrerá também, em parceria com o ambulatório da Uema, duas ações sociais durante o estágio do semestre de 2013.2 com a participação da Chefe da Divisão de Serviço Social e Médico, Maridalva Martins Varão Ribeiro.