PROG dá início unificação curricular do Curso de Administração

Por em 23 de agosto de 2013

Esteve reunida, na manhã dessa quinta-feira (22), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a primeira Comissão para unificação dos currículos e ementas do Curso de Administração, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O encontrou teve como objetivo concluir o processo de unificação das estruturas curriculares dos cursos de Graduação da universidade, que são oferecidos em mais de um centro, uma decisão tomada durante o último “Seminário de Implantação Curricular dos Cursos de Graduação”, realizado no primeiro semestre de 2013.

A pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, ressalta que esse tema já vinha sendo discutido há mais de 10 anos e explica a importância da unificação: “Unificar é tornar único. Neste caso, temos seis centros com curso de Administração, por isso, não podemos ter seis cursos diferentes. Nossa intenção é definir e concretizar esta ação de unificar e, por isso, necessitamos da junção de pessoas competentes para estabelecer um curso que será único, de agora em diante”.

Os encontros serão realizados por área e a meta é que, até outubro, sejam unificados 13 cursos, a saber: Pedagogia, Geografia, Agronomia, História, Letras, Medicina Veterinária, Química, Física, Ciências Biológicas, Zootecnia, Enfermagem e Matemática.

A metodologia dos encontros serão, basicamente, apresentar a situação atual em que se encontra o curso, em termo de estrutura, já definindo quais as disciplinas de consenso e quais as disciplinas que serão substituídas ou inseridas. A coordenadora técnico-pedagógica da PROG, Ana Lúcia Duarte, destaca os pontos positivos dessa unificação: “Isso facilitará para o estudante que pretender realizar transferência, visto que ele não terá prejuízo com a grade curricular do seu curso. Outro ponto positivo é quanto ao planejamento do curso, que terá mais organização e controle”, explica.

Na ocasião, participaram os representantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Curso de Administração Pública (EAD) e dos Centros de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), de Bacabal (Cesb), de Imperatriz (Cesi), e de Timon (Cesti).