Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia realiza Aula Inaugural

Por em 21 de agosto de 2013

O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) realiza, nessa quinta-feira (22), a Aula Inaugural com a diretora do Museu de Astronomia da USP, Heloisa Bertol Domingues. A aula, que tem como tema: Cartografia Social e Saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia, será realizada às 9h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Após o evento, também será realizado, às 11h, o lançamento do livro "Catálogo dos Povos e Comunidades Tradicionais: nova Cartografia Social", de Alfredo Wagner Berno de Almeida e Emmanuel de Almeida Faria Júnior.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA) é resultado de uma parceria firmada entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Departamento de Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), tendo como produto inicial a Associação Temporária, recentemente, aprovada pela CAPES, com vistas à consolidação do Curso de Mestrado Cartografia Social e Política da Amazônia.

A área de concentração do Programa estabelece uma interconexão entre as áreas da ciência política e da antropologia, observando no mapeamento dos aspectos étnicos, políticos, culturais, sociológicos, econômicos e geográficos no trato com as questões do estado, povos e comunidades tradicionais e territorialidades amazônicas.