Recadastramento Biométrico é oferecido à Comunidade Universitária da Uema

Por em 27 de agosto de 2013

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) começou, na tarde desta segunda-feira (26), o recadastramento biométrico na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A ação faz parte do projeto “Recadastramento Biométrico Itinerante nas Universidades”, que tem como público-alvo toda comunidade universitária. O horário de atendimento é das 8h às18h. O recenciamento está acontecendo no prédio da Associação dos Professores da Uema (Apruema), no campus Paulo VI – Tirirical.

A biometrização do cadastro eleitoral brasileiro é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo detentor do direito de sufrágio. Por ser uma tarefa de grande e complexa proporção, está sendo realizada gradativamente em todo o território nacional, através de um planejamento detalhado.

A vinda do TRE à Uema, também atende a uma solicitação feita pela Apruema. De acordo com Mivaldo Alvares de Oliveira, presidente da Associação, a ação foi pensada a fim de proporcionar à comunidade acadêmica agilidade e comodidade, tendo em vista a dificuldade de professores, funcionários e alunos, em especial, aqueles que ficam na Uema em tempo integral, em se deslocarem para o centro da cidade. “Essa é uma maneira de facilitar o recadastramento dos professores e funcionários, para que todos possam no prazo estabelecido cumprir suas obrigações”, explicou o Mivaldo.

O vice-reitor Gustavo Pereira da Costa elogiou a ação do TRE, em se fazer presente no campus Paulo VI, que segundo ele, é uma ação de grande importância, pois fortalece a democracia e a cidadania. “A Uema é uma instituição naturalmente parceira, e nós estamos aqui para simbolizar o apoio institucional, nesta nova forma de se registrar perante o Tribunal, que dá mais transparência e mais segurança ao processo eleitoral. É um gesto de extrema sensibilidade, da Apruema, da Uema, e também do TRE, que concordou em colocar um posto no Campus que, de certo modo, facilita e muito a vida das pessoas que ainda precisam fazer seu recadastramento”, apontou.

Os familiares dos servidores também podem participar. José Vinicius Magalhães, um dos colaboradores do TRE, explica que para fazer o recadastramento são necessárias cópias da identidade e de um comprovante de residência, além de estar portando o título de eleitor.  Para aqueles que ainda não possuem o título, é necessário ter em mãos todos os documentos originais citados.