Reitor visita as instalações do polo UemaNet no Centro Educacional São José Operário

Por em 31 de agosto de 2013

Durante a manhã da última sexta-feira (30), o reitor José Augusto Silva Oliveira visitou as instalações do Centro Educacional São José Operário (Cesjo), que abriga o polo do UemaNet, na Cidade Operária.

Participaram da visita o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; o chefe de gabinete da Reitoria, Raimundo Rocha Oliveira; a coordenadora do e-Tec-MA, Eliza Flora, o coordenador de Bens e Suprimentos do UemaNet, Luciano Cavalcante; o coordenador do Curso Técnico em Edificações, José Bello Salgado Neto; e o diretor geral do Centro Educacional São José Operário, Irmão Roque kasmirski.

Durante a visita, o professor José Augusto se mostrou satisfeito com a parceria entre Uema e o Cesjo para a instalação de 8 cursos técnicos, por meio do polo e-Tec, e reafirmou o empenho da universidade, em oferecer ao cidadão maranhense, a oportunidade de acesso ao conhecimento.

A professora Eliza Flora explicou, que o objetivo de levar a administração superior da Uema ao Cesjo, era de reconhecer o espaço estrutural, visando fortalecer a parceria no sentido de utilizar algumas oficinas para a realização  de aulas práticas dos cursos técnicos e, até  mesmo,  para as graduações, caso haja necessidade. No tocante aos cursos técnicos podem ser beneficiados o Curso de Edificações, tendo em vista o espaço disponibilizado e adequado para as atividades a serem desenvolvidas no canteiro de obras; o Curso de Alimentos com práticas de panificação; o Curso de Manutenção Automotiva com práticas na oficina de mecânica e outras possibilidades oferecidas pela referida escola.  “Essa parceria não seria só um benefício para os cursos técnicos, mas também para as graduações”, apontou.

Ela ainda acrescentou: "A visita foi bastante proveitosa tanto para a Uema quanto para o polo, uma vez que o reitor José Augusto teve a oportunidade de conversar com a coordenadora do polo e-Tec, professora Dulcinéa Alves Silveira que, na ocasião, encontrava-se na coordenação juntamente com o tutor do Curso Técnico de Informática, atendendo a uma aluna que, naquele momento, recebia orientações".

Na ocasião, o diretor do Centro Educacional apresentou as instalações da escola, que, além do polo do UemaNet, abriga um polo da Univima, e atua com Núcleos de Ensino (regular e na modalidade profissionalizante), Assistência Social (habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência) e Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. Nessa oportunidade, os visitantes conheceram também as salas que estão sendo preparadas para funcionamentos dos Laboratórios de Informática e Segurança do Trabalho dos cursos técnicos da Uema, considerando que parte dos equipamentos já se encontra no polo para serem instalados.

EQUIPAMENTOS – O polo São José Operário recebeu recentemente: computadores, data show, TV 42" LCD, aparelho de ar condicionado, mesa para reunião, cadeiras para bancadas de laboratório, além de outros materiais como Kit equipamentos de proteção individual, manequim adulto para primeiros socorros, termo-anemômetro, desfribilador  e outros. “Na próxima semana estarão chegando mais equipamentos: quadro magnético branco, extintores de incêndio, maca e outros materiais para o Curso de  Segurança do Trabalho.  Assim como neste polo, os equipamentos estão sendo entregues em todos os polos, onde a Uema oferta os cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil – resultante do Acordo de Cooperação – Uema/ FNDE/MEC.

O UemaNet

A Uema, por meio do UemaNet, atua junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculando-se ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), mediante o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), atuando na formação e qualificação de pessoal de nível superior, que visa o exercício de atividades gerenciais e do Magistério Superior; e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ofertando cursos de primeira licenciatura e formação pedagógica para professores ou profissionais em exercício nas redes públicas de educação. Atua também junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculando-se ao Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil), com a oferta de cursos técnicos de nível médio a distância.