Reitor visita instalações do novo prédio do Cecen

Por em 4 de agosto de 2013

O reitor José Augusto Silva Oliveira realizou, na última sexta-feira (2), uma visita técnica ao novo prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen). O objetivo da visita foi avaliar o andamento das obras para funcionamento dos cursos de Geografia e Pedagogia, já no segundo semestre de 2013.

A visita contou com a participação do pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; da diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; da diretora do Curso de Geografia, Karina Pinheiro; do prefeito de Campus, João Azevedo; da coordenadora do e-Tec-MA, Eliza Flora; e de alunos e representantes do Centro Acadêmico de Geografia (Cageo).

A visita se deu por solicitação dos alunos do curso de Geografia. “Há duas semanas nós estivemos em reunião com a Reitoria para saber se usaríamos ou não o novo prédio já nas aulas que se iniciam no próximo dia 19 de agosto, visto que, na nossa última reunião, ficou acertado que a administração entregaria, primeiramente, o pavilhão de Geografia”, comentou Marly Silva de Moraes, representante do Cageo.

O prefeito de Campus, João Azevedo, acompanhou as autoridades e apresentou o andamento das obras. “O projeto de construção desse prédio já inclui a acessibilidade. Tivemos a preocupação com esses cuidados, por isso este prédio dispõe de rampas de acesso e banheiros, que estão dentro dos padrões técnicos exigidos”, explicou.

Para a diretora do Cecen, Andréa de Araújo, esse prédio é a concretização de um sonho de mais de 20 anos, além de uma necessidade para os cursos do Centro. Ela explicou também que é um espaço a ser compartilhado entre todos. “Como nós já fomos abrigados em muitos cursos e pulverizados dentro do campus desde a sua criação, não podemos nos fechar a outras carências que ainda temos, que são muitas. A intenção é que possamos trabalhar com administração compartilhada”. A diretora falou, também, em relação ao Paes, e que, com a nova estrutura, o número de vagas poderá aumentar. “As entradas do Processo Seletivo da Universidade se dava apenas uma vez por ano, justamente por falta de espaço para atender a esses alunos. Agora, já podemos pensar em crescer, de forma madura e bem planejada, já que dispomos de uma área que precisa ser ocupada”, disse Andréa.

A previsão de entrega do pavilhão do Curso de Pedagogia, segundo a Administração Superior, é para o primeiro semestre de 2014. O Reitor se mostra satisfeito com a conquista, mas aponta que ainda tem muito trabalho a concluir. “Hoje nós observamos que já se avançou bastante nas obras. O pavilhão de Geografia está apto para funcionar no segundo semestre deste ano como prometido, já o pavilhão de Pedagogia vai dar continuidade às suas obras e o prédio administrativo do Cecen vai entrar em processo de licitação. Nossa expectativa é que, até o próximo ano, possamos finalizar esse projeto como um todo, visto que é um anseio e desejo de professores e alunos dos cursos de licenciatura da Uema”, finalizou.

O novo prédio do Cecen conta com salas de aula, com capacidade de até 45 cadeiras, cada uma, laboratórios, auditório, cantina, banheiros e rampas acessíveis, além de um reservatório com capacidade de 15 mil litros d’água.