TRE realizará recadastramento biométrico no Campus Paulo VI

Por em 23 de agosto de 2013

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TER-MA) realizará, a partir da próxima segunda-feira (26), no horário das 8h às 18h, no prédio da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Apruema), campus Paulo VI, o recadastramento eleitoral biométrico, devido ao projeto “Recadastramento Biométrico Itinerante nas Universidades”, que terá como público-alvo toda comunidade universitária. O período de recadastramento na universidade será, a princípio, de 15 dias, podendo se estender de acordo com a demanda.

A biometrização do cadastro eleitoral brasileiro é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo detentor do direito de sufrágio. Por ser uma tarefa de grande e complexa proporção, está sendo realizada gradativamente em todo o território nacional, através de um planejamento detalhado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão já alcançou 246.462 mil atendimentos relativos à implantação da biometria em São Luís, o que representa 45% da meta. A biometrização dos eleitores de São Luís começou no dia 4 de março e segue até o dia 19 de dezembro.

A identificação biométrica do eleitor assegura que uma pessoa não se passe por outra na hora de votar. Com a biometria, diminuem os riscos de fraudes nos procedimentos de votação e fica reduzido o tempo médio de espera do eleitor nas filas.